Brasília - O Movimento Cultural do Pessoal da Caixa (MCPC) ganhou nesta terça-feira (9) a adesão do presidente da Caixa Econômica Federal. Jorge Hereda fez sua destinação durante a visita do presidente da Fenae, Jair Pedro Ferreira, do vice-presidente Clotário Cardoso e do diretor de Cultura, Moacir Carneiro. O prazo para aderir ao MCPC, iniciativa da Fenae em parceria com as Apcefs, termina no dia 20 de dezembro.
“É sempre um prazer receber os colegas da Fenae e contribuir com esse projeto, algo que faço desde 2006. Reforço o pedido para que todo o pessoal da Caixa faça o mesmo”, afirma Hereda. Para Jair Pedro Ferreira, o apoio do presidente do banco é fundamental para manter a mobilização em torno do MCPC. ワNosso objetivo é democratizar o acesso à cultura. As destinações feitas pelos empregados fazem a diferença na vida de muitas cidades”, diz.
Para fazer parte do Movimento Cultural do Pessoal da Caixa, basta acessar o endereço www.mundocaixa.com.br/mcpc, clicar em “Faça sua adesão” e seguir as instruções. Ao preencher o Imposto de Renda devido de 2014 (ano base 2013), o sistema já informa o valor da destinação de acordo com o teto de 6%. No próximo ano, no momento de declarar do IRPF, é só informar a quantia destinada ao projeto.
Moacir Carneiro, diretor de Cultura da Fenae, lembra que ninguém coloca a mão no bolso. “A destinação sai do imposto devido. Caso a pessoa tenha direito a restituição, o valor destinado virá acrescido do total a ser recebido. Caso haja imposto a pagar, haverá um desconto no que será pago ao governo. Na prática, o contribuinte vai determinar que aquele dinheiro que ele terá que dar ao Leão de qualquer jeito seja investido no MCPC”, explica.
No ano passado, não houve captação de recursos. Em 2012, foram 9.576 destinações, totalizando mais de R$ 1,9 milhão, quase 20% a mais que em 2011. Neste ano, foram registradas 1.140 adesões até o momento. São Paulo lidera o ranking com 223 doadores, seguido por Minas Gerais (170), Rio de Janeiro (99), Rio Grande do Sul (93), Distrito Federal (84) e Paraná (83).
Eu Faço Cultura
O MCPC é responsável pelo Eu Faço Cultura, o maior projeto da área financiado com recursos do IRPF. Em 2014, o EFC já levou oficinas e espetáculos para Governador Valadares, Poços de Caldas, Juiz de Fora e Montes Claros, em Minas Gerais; Sorocaba, Santos, Santo André e São José dos Campos, em São Paulo; Porto Alegre e Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul; Gama (DF) e Vitória (ES). A última parada do EFC 2014 será em São Luís (MA), no próximo sábado (13).
O Movimento Cultura do Pessoal da Caixa já engajou cerca de 30 mil dos 100 mil empregados do banco. Ao longo dos sete anos de existência, possibilitou que o EFC passasse por mais de 60 cidades, com mais de 200 eventos realizados. Cerca de R$ 31 milhões foram arrecadados e investidos, beneficiando mais de 50 instituições e 600 mil pessoas. Os dados do Ministério da Cultura apontam que o MCPC foi responsável por um grande aumento no número de pessoas que contribuem com a cultura via Lei Rouanet. Desde 2006, as doações cresceram 366%.