Notícias

home » notícias

10 de Novembro de 2014 às 09:44

10/11/2014 - Bancários protestam hoje em todo o país contra reestruturação no BB


Brasília - Os funcionários do Banco do Brasil em todo o país fazem nesta segunda-feira (10) manifestação em protesto contra a reestruturação em curso na Diretoria Corporate Bank (Dicor), envolvendo as Gerências Regionais de Apoio ao Comércio Exterior (Gecex) e os Centros de Suporte do Atacado (CSA). Em Brasília, o Sindicato realiza ato na Praça do Cebolão, no Setor Bancário Sul, a partir do meio-dia.

A medida, cuja suspensão imediata foi exigida pela Contraf-CUT em ofício encaminhado ao BB no final do mês passado, vai causar uma redução total de 140 vagas em várias partes do País, sendo 19 em Brasília.

No ofício, a Contraf-CUT critica a forma pela qual o processo vem sendo conduzido. Diz o texto: “A Dicor apresentou à Comissão de Empresa dos Funcionários do BB [em negociação no dia 28 passado] um processo que já estava em curso e, ainda, no exato momento, a mesma apresentação estava sendo feita nos locais de trabalho”.

Para a Contraf-CUT, “essa atitude da Dicor, além de desrespeito com a nossa representação, evidencia que o Banco do Brasil tem falhado no compromisso de discutir com os trabalhadores antecipadamente as reestruturações que acontecem a todo instante na instituição. Falta apresentação de dados mais precisos, o que motivou a suspensão da reunião (...)”. 

 

Não há garantia de segurança para os trabalhadores envolvidos. Até mesmo nas cidades onde os serviços serão ampliados haverá perda de salários. No ofício, a Contraf-CUT argumenta ainda que, além de cortar quadros e alterar funções, a medida “não garante a manutenção de salários e renda mesmo para aqueles que ficarão nas unidades”.

Renato Alves
Do Seeb Brasília

 


Notícias Relacionadas