Brasília - Segundo os bancários do Banrisul, a proposta do banco não contempla os anseios da categoria. Para debater as estratégias de mobilização, na quarta-feira (8), o Sindicato dos Bancários de Brasília fez uma reunião com os bancários da agência de Brasília, localizada na Asa Sul. Já está prevista uma assembleia, ainda esta semana, para deliberar sobre os rumos do movimento.
“Esperamos que, nos próximos dias, o banco reveja essa postura e convoque nova negociação, apresentando propostas concretas de melhorias no Plano de Cargos”, comentou o diretor do Sindicato Paulo Frazão. O diretor da Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Centro-Norte (Fetec-CUT/CN) José Pacheco também participou da reunião.
Os bancários do Banrisul de Porto Alegre, maioria no banco, rejeitaram a proposta da diretoria do banco durante assembleia no último dia 7, e cobram avanços no novo Plano de Carreira e manutenção do pagamento da PLR Banrisul - direito conquistado em 2012. O banco tentou cancelar o pagamento da PLR devido aos custos de implantação do novo Plano, mas o Comando dos Banrisulenses conseguiu manter o benefício.
Os avanços conquistados até o momento são as promoções por tempo, sem limite de vagas (com concessão de 5,5% de reajuste a cada três anos) e a manutenção do pagamento da cesta extra e das verbas de PLR aos banrisulenses afastados para tratamento de saúde.
Fonte: SEEB/Brasília - Da Redação, com informações da Fetrafi-RS