(Belém-PA) - Faça chuva ou faça sol, a superlotação no Posto de Atendimento Avançado (PAA) do Bradesco em Canaã dos Carajás é sempre a mesma todos os dias. A situação é tão alarmante a ponto de a maior parte dos clientes e usuários ter que aguardar atendimento do lado de fora, porque o prédio do PAA é muito pequeno para abrigar funcionários e a população que procura a unidade.
“O problema não se resume apenas ao espaço físico, faltam funcionários, segurança e por aí vai. Em relação à segurança, a estrutura dos PAAs não possui porta com detector de metais, o que deixa a respectiva unidade ainda mais vulnerável a ação de criminosos em um Estado que tem bastante registro de ataques a bancos em especial no interior. Na verdade, a unidade se assemelha a uma residência adaptada para funcionar como banco. A superlotação é um problema que se repete na maioria dos municípios do interior do Pará, por isso sempre defendemos nas Campanhas Nacionais a contratação de mais bancários juntamente com a melhora nas condições de trabalho, porque um está intrinsecamente ligado ao outro”, afirma a presidenta do Sindicato dos Bancários do Pará, Rosalina Amorim.
E para piorar ainda mais a situação dos bancários e bancárias do Posto, no local há apenas um banheiro para os funcionários. Existe uma promessa de que uma agência do Bradesco será inaugurada na cidade, mas nada ainda saiu do papel e os problemas no PAA só pioram a cada dia que passa.
“Na foto ao lado, percebemos que a unidade fica bem ao lado de uma agência do Banpará, mas acredite, todas essas pessoas que aguardam atendimento do lado de fora são para o PAA do Bradesco. Observe que assim como os bancários, esses clientes e usuários também correm riscos, não só de assalto, mas também de algum acidente de trânsito já que eles ocupam parte da rua, uma vez que até a calçada também é pequena. Com tanta demanda, todos os dias os bancários são obrigados a fazer hora extra, o que vêm acarretando problemas de saúde, principalmente o estresse”, observa o diretor do Sindicato e funcionário do Bradesco em Belém, Saulo Araújo.
Fonte: Bancários PA