Notícias

home » notícias

10 de Junho de 2014 às 14:25

10/06/2014 - HSBC anuncia reestruturação e Seeb RO teme novas demissões


Em reunião realizada nos dias 26 e 27 de maio, a gerente regional do HSBC, Sarita S. da Silva, anunciou que o banco inglês vai passar por uma reestruturação nas duas únicas agências de Porto Velho. Segundo a executiva, a agência Urbana, localizada ao lado do terminal rodoviário da Capital, vai encerrar as atividades de caixa, ficando apenas com a parte de negócios, ou seja, vai deixar de receber pagamentos e depósitos e vai apenas lidar com venda de produtos e atendimento empresarial.

Wanderson Modesto, diretor do Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Rondônia (SEEB-RO), que esteve nas duas reuniões, acredita que essa mudança na rotina do banco representa uma forte ameaça de novas demissões e fechamento de postos de trabalho.

“Vemos com certa preocupação esta iniciativa banco, pois ao deixar de atender normalmente o público, aquela unidade deixará de ser uma agência para se tornar tão somente um escritório de negócios. Garantiram que não haveria demissões, mas com esta reestruturação, alguns funcionários serão realocados para a agência do Centro e sabemos que mesmo com essa absorção de mais mão de obra, a agência central vai continuar sem as condições de prestar um atendimento ideal ao público. Isso sem falar da sobrecarga de trabalho que se tornará uma triste realidade para os funcionários da agência do Centro”, avaliou Wanderson.

Para o presidente do Sindicato, José Pinheiro, este anúncio de reestruturaᄃão do HSBC vem no caminho oposto à economia brasileira e à postura dos demais bancos, que abriram mais agências no Estado e contrataram mais pessoas.

“Repudiamos toda e qualquer tentativa de fechamento de postos de trabalho. Nosso objetivo é pela defesa do emprego e pela abertura de mais agências e mais contratações. Enquanto os outros bancos abrem mais agências e contratam mais pessoas, o HSBC vem fechando unidades e promovendo demissões, a exemplo do que aconteceu em Rolim de Moura, onde o banco encerrou todas as atividades da única agência daquele município. Portanto já estamos atentos para essa manobra do HSBC e vamos combater com força qualquer ato que gere o medo e o desconforto em pais e mães de famílias trabalhadores”, disparou o presidente.

Fonte: Seeb RO


Notícias Relacionadas