(Belém-PA) - Na semana passada, no dia 03/04, o Banpará respondeu ao ofício do Sindicato dos Bancários que questionava o banco sobre o motivo de a instituição não ter aderido ao II Censo da Diversidade. No documento em resposta ao Sindicato, o banco informou que ‘tão logo tomou conhecimento do assunto, enviou ofício à Federação Brasileira de Bancos – Febraban, solicitando a adesão ao Censo da Diversidade 2014, pelo que aguardaremos as orientações daquela federação’.
“Pela resposta, o banco deixa a entender que nem sequer tinha conhecimento da pesquisa se não fosse o ofício que encaminhamos. Apesar de não deixar claro o motivo da não adesão, pelo menos mostrou interesse em participar, só que tarde. Ainda não sabemos se vai ser possível incluir o Banpará, já que a pesquisa termina daqui a duas semanas, e por um descuido da empresa, os bancários e bancárias do Banco do Estado infelizmente podem não dar suas contribuições para a valorização da diversidade no setor bancário”, ressalta a presidenta do Sindicato, Rosalina Amorim.
Como participar – Com o slogan ‘Somos diferentes, somos iguais’, o censo está disponível até o dia 25 de abril no endereço www.febraban-diversidade.org.br. São questões sociais e profissionais e as respostas são sigilosas e confidenciais. Um glossário sobre alguns termos, como o que significa a sigla LGBT, o que é identidade de gênero, transgênero, entre outras palavras, também pode ser acessado no hot site.
A relação dos bancários que participam foi composta tendo como base a RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) de dezembro de 2013. Profissionais admitidos em 2014 não estão cadastrados e não responderão.
Fonte: Bancários PA