Notícias

home » notícias

10 de Março de 2014 às 09:25

10/03/2014 - Trabalhadoras de Dourados são homenageadas com rosas/bombons e atividades no Dia Internacional da Mulher


Homenagens começaram na quinta-feira ( 06/03) e só terminam no dia 13 de março com uma palestra no Simted

(Dourados-MS) - A quinta-feira (06) e a sexta-feira (07) foram diferentes para as bancárias e demais trabalhadoras das agências de Dourados e Região. As mesas cheias de papel e caneta cederam espaço para a singela homenagem da diretoria do Sindicato dos Bancários de Dourados e Região, pela celebração do Dia Internacional das Mulheres, comemorado em 8 de março.


Nestes dois dias os diretores da entidade percorreram todos os locais de trabalho nos 13 municípios que compõe a sua base sindical parabenizando cada uma das trabalhadoras nas agências bancárias e presenteando-as com uma rosa bombom, além de um cartão com uma mensagem direcionada as mesmas.

Mais atividades

As atividades em homenagem as mulheres não pararam por aí, na manhã do sábado (08), uma manifestação conjunta do movimento sindical CUTista, entre eles o Sindicato dos Bancários, na Praça Antônio João, no centro de Dourados, denominado de “Ato contra os assassinatos de mulheres no MS”, cobrou providências das autoridades e chamou a atenção da população em geral em relação a violência contra as mulheres.


A programação em alusão ao Dia Internacional da Mulher será encerrada apenas no dia 13 de março com uma palestra com o tema “Mulheres nos espaços de poder” que vai acontecer às 19h no Simted. A palestrante será a Professora Tchella Fernandes Maso, da área de Relações Internacionais da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados).

Para a diretora de Saúde e Ambiente de Trabalho do Sindicato, Ivanilde Fidelis (Fifi) uma das responsáveis pela organização das homenagens e atividades, elas servem para enfatizar a luta pela emancipação, respeito e igualdade de oportunidades entre homens e mulheres. “Queremos também o fim da violência”, ressalta Fifi.

Apesar dos avanços, o sexo feminino ainda enfrenta inúmeras dificuldades e encontra-se em desigualdade com o masculino. A política é um exemplo. Dos 513 deputados brasileiros, apenas 44 são mulheres, de acordo com o Instituto Patrícia Galvão.


A Data

O Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, foi instituído pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 1975, como forma de homenagear as 129 mulheres que morreram carbonizadas na fábrica Cotton, em Nova Iorque, em 1857. As operárias reivindicavam tratamento digno, redução da jornada de trabalho e salário justo.

O episódio provocou uma série de movimentos e campanhas por igualdade e pelo direito ao voto em diversos países. No Brasil, as mulheres só puderam votar em 1932. Hoje, elas representam cerca de 50% da PEA (População Economicamente Ativa) e, quase sempre, têm dupla jornada: além do trabalho formal, são responsáveis pelos afazeres de casa.

Fonte: Seeb-Dourados e Região, por Joacir Rodrigues

Notícias Relacionadas