(Belém-PA) - Bancários, clientes e usuários do Banco do Brasil em São Miguel do Guamá, nordeste do Pará, aguardavam ansiosamente a entrega do novo prédio da agência para o dia 31 de dezembro do ano passado.
Na mesma expectativa também estava o Sindicato dos Bancários que em novembro de 2013 foi até o município para se reunir com a superintendência do banco e cobrar celeridade na obra que na época causavam vários transtornos por quem ali passava; porém o tão esperado ‘presente de ano novo’ não foi entregue e agora a nova previsão é para o dia 31 de março.
A data de entrega da obra já foi prorrogada por mais de 3 vezes, o novo cronograma parcial foi apresentado aos funcionários e ao Sindicato nesta quarta-feira (5) pelo representante de engenharia do BB, Marco Antonio.
タワO Sesmt e a Superintendência do banco também foram convidados a participarem dessa reunião, mas a ausência de representantes, para tratar de um assunto tão importante e urgente que trata inclusive da saúde e do bem estar dos trabalhadores, demonstra a falta de respeito para com seus funcionários, clientes e usuários. Talvez se tivesse um maior comprometimento do BB o novo prédio já teria sido entregue”, avaliou o diretor do Sindicato e também funcionário do banco, Gilmar Santos.
A agência foi explodida por criminosos em setembro de 2011, de lá pra cá os bancários tiveram que se deslocar para outros municípios próximos e nos últimos meses dividem o mesmo espaço de trabalho com poeira, barulho e transtornos em virtude da obra, além da reclamação dos clientes que também sofrem com os contratempos da reforma.
Desde a última visita do Sindicato à agência (relembreAQUI) poucos avanços ocorreram: parte do piso foi lajotado, o que diminuiu consideravelmente a poeira junto com a contratação de mais duas faxineiras que chegam antes dos bancários; parte do forro e da central de ar também foi instalada.
Durante a reunião, os funcionários relataram que a obra não estaria no mesmo ritmo de antes, inclusive o número de operários também teria reduzido, aumentando ainda mais a preocupação com a entrega da unidade. Outro questionamento do funcionalismo foi em relação à chegada dos equipamentos de segurança e de um gerador.
Providências - O representante do BB disse que se for preciso deve aumentar em mais um turno o número de operários para dar celeridade à obra, a transferência dos caixas eletrônicos para frente do novo espaço, bem como a retomada da instalação da central de ar devem ocorrer no próximo final de semana.
Outra promessa é de que até o final da semana comecem a serem instaladas as portas conhecidas como ‘dormas’ e de que um engenheiro do banco deve visitar pelo menos uma vez por semana a agência para acompanhar a evolução da obra no local.
“Com certeza todos esses transtornos poderiam ter sido evitados se a construção do novo prédio não fosse durante o expediente. O que o banco deveria ter feito tão logo o incidente era providenciar outro espaço para funcionamento temporário da agência. O Sindicato também quer mais uma vez parabenizar os bancários do BB de São Miguel que acreditam nessa entidade e pelo exemplo de garra e dedicação mesmo em meio a todas essas circunstâncias. Contem sempre com a gente”, ressaltou Gilmar Santos.
Campanha de Sindicalização – Ao final da reunião, o diretor do Sindicato também divulgou a nova Campanha de Sindicalização ou Atualização Cadastral que segue até o dia 28 de agosto (Dia do Bancário). Confira mais informaᄃões sobre essa campanha AQUI.
Fonte: Bancários PA