"Esse é um momento importante da Campanha Nacional dos Bancários. Vamos intensificar a luta para que a Caixa atenda nossas reivindicações e contrate mais empregados. Não dá para continuar com essa política nefasta que não amplia o número de empregados para suprir o crescimento da demanda. O empregado, por não dispor de uma condição adequada de trabalho, adoece e compromete sua qualidade de vida. Sem falar que a falta de empregados prejudica o atendimento e afeta a imagem da empresa”, destaca o secretário de Formação do Sindicato, Antonio Abdan, que também é empregado da Caixa.
Durante a visita do Sindicato, vários clientes e usuários reclamaram da demora no atendimento. "Há mais de uma hora que estou esperando para ser atendida. Teve dia que fiquei três horas na fila. A Caixa deveria ter mais respeito com os clientes”, reclama a autônoma Alice Rosa.
- Sindicato intensifica mobilização em Sobradinho e Ceilândia
O número insuficiente de empregados faz com que as atividades sejam repassadas para terceiros sem que haja uma segurança adequada. Na agência de Ceilândia Sul, estagiários fazem abertura de contas de clientes sem receber treinamento apropriado, o que pode expor a segurança da informação dos clientes, o que contraria as normas do banco.
Reunião com aprovados
Seguindo na luta por mais contratações, o Sindicato e os aprovados do último concurso da Caixa se reuniram na manhã da sexta-feira (5), na sede do Sindicato, para traçar estratégias e pressionar a empresa a convocar com agilidade os aprovados.
"Está mais do que clara a necessidade urgente da contratação de novos empregados. A Caixa tem orçamento e pode dar mais celeridade nesse processo", destaca o diretor do Sindicato Adilson de Sousa.
O secretário de Finanças do Sindicato, Wandeir Severo, e a diretora do Sindicato e da Contraf-CUT Fabiana Uehara também participaram do encontro com os aprovados.
Thaís Rohrer
Do Seeb Brasília