Os parlamentares decidiram deixar para a próxima semana a análise de sugestões de mudança na proposta, que tratam justamente de algumas das questões mais polêmicas da reforma.
No Supremo Tribunal Federal (STF), há uma ação da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) alegando que as doações privadas são inconstitucionais. Mas o ministro Gilmar Mendes pediu vistas do processo, paralisando o julgamento.
Coalizão pela Reforma Política Democrática e Eleições Limpas
Pela importância do assunto, vários setores da sociedade se uniram e criaram a Coalizão pela Reforma Política Democrática e Eleições Limpas, o qual apresentou o projeto de iniciativa popular com várias propostas para a reforma. Entre os principais pontos defendidos estão o fim do financiamento de campanha por empresas, eleições proporcionais em dois turnos, paridade de gênero na lista pré-ordenada e participação da sociedade em decisões nacionais importantes.
Para falar sobre o tema, o presidente do Sindicato, Eduardo Araújo, irá participar do programa TV Bancários, que será transmitido, ao vivo, pela TV Comunitária de Brasília, nesta sexta-feira (10), às 14h30.
Rosane Alves
Do Seeb Brasília