Porto Velho RO - A mestra em Psicologia Fernanda Sousa Duarte, e o bancário, advogado e diretor executivo da Contraf/CUT, Miguel Pereira, serão dois dos destaques na programação de palestrantes do 23º Encontro Estadual dos Bancários de Rondônia, que acontece neste final de semana, em Ji-Paraná, e vai reunir aproximadamente 120 representantes de todas as agências bancárias do Estado.
“100% Não é o Limite”. Essa será a temática da palestra de Fernanda Sousa Duarte, que é mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações da Universidade de Brasília, Bacharel em Psicologia e Psicóloga pela mesma universidade. Atualmente é pesquisadora e psicóloga no Sindicato dos Bancários de Brasília e membro do corpo docente do Curso de Especialização em Psicodinâmica e Clínica do Trabalho pela Universidade de Brasília, além de realizar consultorias em pesquisa na área de psicodinâmica do trabalho, atuando com Clínica do Trabalho e análises qualitativas.
Miguel Pereira é bancário do HSBC e ex-secretário de Organização do Ramo Financeiro da Contraf-CUT e uma das maiores referências nacionais na questão da terceirização que, recentemente, foi aprovada na Câmara Federal, quando ainda era PL-4330, e está em tramitação no Senado, agora com a denominação de PLC-30. Neste Encontro Miguel ministrará palestra com a temática “Terceirização e Organização dos Bancários”.
O evento vai contar ainda com as participações do economista, ex-presidente da Contraf/CUT e atual diretor executivo, Carlos Cordeiro, com análise de Conjuntura Nacional, de Fernando Neiva, eleito para o Conselho de Administração da Caixa, de Ronaldo Fernandes, do Banco da Amazônia e diretor da Fetec/CN, e do presidente do Sindicato dos Bancários de Brasília, Eduardo Araújo de Sousa, que é ex-coordenador nacional da Comissão de Empresas do BB.
O ENCONTRO
O evento é tradicional e considerado um dos mais importantes atos do sindicato e acontece anualmente, reunindo os representantes de cada uma das mais de 100 agências de Rondônia para discutir temas como campanha salarial, assédio moral, combate às demissões, melhores condições de trabalho, Participação nos Lucros e Resultados (PLR) maior, contratação de mais funcionários, dentre outros assuntos. Neste ano, contudo, um tema será amplamente debatido, que é a terceirização, que foi aprovada pela Câmara Federal em maio e está para ser votada no Senado e que ameaça diretamente o futuro dos bancários.
A pauta de reivindicação criada neste encontro vai ser levada para a Conferência Nacional dos Bancários, que acontece de 31 de julho a 2 de agosto, em São Paulo.
A concentração da delegação de Porto Velho acontece a partir das 19 horas de sexta-feira, em frente à sede do SEEB-RO, no Centro da cidade, onde estará o ônibus que parte para Ji-Paraná às 20 horas.