(Brasília) - O pontapé inicial para a Campanha Nacional foi dado nesta quinta-feira (8) durante assembleia específica dos empregados da Caixa Econômica Federal. Realizada na sede do Sindicato, a reunião deliberativa aprovou os nomes dos quase 40 delegados e delegadas que vão representar os bancários de Brasília no 30º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa Econômica Federal (Conecef).
Além da aprovação dos nomes dos delegados que vão representar a base da capital federal no Conecef, os empregados e o Sindicato discutiram algumas estratégias de mobilização para pressionar a Caixa a atender as reivindicações da categoria.
“Chegou a hora de unir nossas forças para a construção de uma Campanha Nacional sólida e que resulte em avanços para todos os empregados e empregadas de todo o país”, afirmou Fabiana Uehara, diretora do Sindicato e da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT).
Propostas
As propostas de Brasília serão definidas no congresso regional da Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Centro Norte (Fetec-CUT/CN) e levadas ao 30º Conecef, marcado para os dias 6, 7 e 8 de junho, em São Paulo, de onde sairá a minuta de reivindicações específicas a ser entregue à direção da Caixa para negociação. Dentre os eixos de discussão, estarão: remuneração e condições de trabalho; saúde e previdência; organização do movimento.
Para o diretor do Sindicato José Herculano, mais conhecido como Bala, o envolvimento dos empregados e empregadas é de suma relevância para alcançar vitórias. “Conclamamos os companheiros para a formação da pauta específica a partir dos eixos de discussão, inclusive para que tenhamos êxito nas nossas reivindicações”, conclui.
Campanha mais ágil
Com o objetivo de tornar a Campanha Nacional dos Bancários mais ágil e dinâmica, o Sindicato dos Bancários de Brasília aderiu a um formato de construção da pauta seguido pela maioria dos sindicatos do país.
“Este ano, realizaremos o primeiro congresso regional dos trabalhadores que integram a base da Fetec-CUT/CN com o intuito de unificar nossa luta e levar uma pauta unitária para os congressos nacionais do Banco do Brasil e da Caixa. Uma única pauta de reivindicações fortalece a luta à medida que une os trabalhadores em prol de um objetivo comum. Contamos com a participação maciça dos bancários e bancárias”, convida o presidente da Fetec-CUT/CN, José Avelino.
O congresso da Fetec-CUT/CN será realizado dias 23 e 24 de maio (sexta e sábado), em Brasília.
Rodrigo Couto
Do Seeb Brasília