Brasília - O Sindicato dos Bancários de Brasília e a CUT Brasília chamam todos os sindicatos filiados para participarem de ato público nesta terça (9), às 15h30, em frente ao Banco Central – Bacen. Contamos com a maior mobilização possível para defender o Banco Central independente dos bancos e do mercado e a regulamentação urgente do sistema financeiro. Queremos que os bancos ajam de acordo com os interesses econômicos e sociais do país.
Somos veementemente contrários às propostas, lançadas com mais vigor neste momento eleitoral, que pregam mudanças no papel do Bacen. Elas querem, na verdade, que o Banco Central seja, na prática, um verdadeiro sindicato nacional dos bancos, agindo exclusivamente a serviço da ganância do sistema financeiro.
O movimento sindical e todas as entidades que realmente defendem o projeto de desenvolvimento que atenda aos interesses da classe trabalhadora exigem um Banco Central que se preocupe com a sociedade e com o desenvolvimento do país, visando a produção, o consumo, a geração de emprego e renda e mais investimentos sociais.
Precisamos combater vigorosamente as propostas que querem atrelar o Banco Central aos interesses privatistas e financistas, que utilizam ardilosa e enganosamente a frase “independência do Banco Central”. Com apoio da mídia monopolista e conservadora, tais propostas nefastas partem de partidos e candidatos (Marina e Aécio) ligados aos bancos, o setor que mais faturou e enriqueceu no país à custa de desemprego, exploração dos trabalhadores, altas tarifas e juros exorbitantes. Se dependessem deles e de suas propostas, teríamos enfrentando as piores consequências na recente crise financeira mundial.
É fato notório e mundialmente reconhecido que os governos Lula e Dilma agiram de forma correta contra a crise. Atuaram firmemente para que os juros bancários caíssem, enfrentando interesses dos banqueiros, e garantiram mais crédito barato à sociedade. Assim, o Brasil venceu a crise internacional sem os danos econômicos e sociais verificados nas grandes potências e na maior parte do mundo.
Participe do Ato Público e mobilize sua categoria. Vamos dizer em alto e bom som o que queremos para o Brasil crescer conforme os interesses dos trabalhadores e trabalhadoras.
Saudações CUTistas
Rodrigo Britto
Somos Fortes, Somos CUT
Todo Poder aos Sindicatos
Artigo de Toninho do Diap: “Por que os bancos querem derrotar Dilma”