Brasília - Em assembleia realizada na noite desta quarta-feira (6) na sede do Sindicato dos Bancários de Brasília, os bancários e bancárias aprovaram a minuta de pré-acordo de negociação e ratificaram a minuta de reivindicações da categoria definida na 16ª Conferência Nacional dos Bancários, realizada entre 25 e 27 de julho, em Atibaia (SP).
A assembleia também autorizou a diretoria do Sindicato a realizar negociações coletivas, celebrar convenção coletiva de trabalho, convenções/acordos coletivos aditivos, bem como convenção/acordos de Participação nos Lucros e Resultados (PLR). Na ocasião, a categoria desautorizou a Contec a representar os bancários do Distrito Federal nas negociações com os bancos.
Os bancários presentes à assembleia ainda aprovaram uma cláusula de desconto assistencial para custear os investimentos extraordinários com a Campanha 2014. O percentual da contribuição neste ano será de 1% (um por cento) sobre o salário bruto. A contribuição será recolhida de todos os bancários, sindicalizados ou não, de bancos públicos e privados.
“A participação dos bancários na assembleia de quarta foi essencial para iniciar a Campanha Nacional 2014 com o pé direito. Precisamos manter a mobilização dos trabalhadores para avançarmos nas conquistas”, afirmou o presidente do Sindicato, Eduardo Araújo, ao lembrar que a assembleia foi mais uma das etapas de construção democrática da Campanha Nacional 2014.
Campanha 2014
Na assembleia, o Sindicato apresentou aos bancários a campanha de mídia deste ano, construída de forma democrática e que contou com a participação de dirigentes sindicais e profissionais de comunicação de todo o país, inclusive os de Brasília. A campanha será lançada oficialmente em todo o território nacional na próxima quarta-feira (13). Teasers da campanha já estão disponíveis no site e nas redes sociais do Sindicato.
O Sindicato manteve em sua previsão orçamentária deste ano o mesmo nível de investimentos em publicidade e estrutura de apoio e logística que marcou as últimas campanhas no Distrito Federal e que resultaram em importantes conquistas para o conjunto da categoria.
Entrega da minuta
Durante a assembleia, os representantes dos trabalhadores destacaram que os sindicatos, incluindo o de Brasília, vão entregar a minuta de reivindicações da categoria para a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) no próximo dia 11 de agosto (segunda-feira), às 11h, em São Paulo.
Calendário de luta
Na ocasião, também foi informado que os sindicatos de todo o país, incluindo o de Brasília, se reunirão nos próximos dias para definir o calendário de negociações e a data das seguintes atividades:
• Dia Nacional de Luta pela Segurança.
• Dia Nacional de Luta contra a Terceirização.
• Dia Nacional de Luta pelo Emprego.
• Paralisação nacional de duas horas contra as metas abusivas.
• Dia Nacional de Luta no Santander.
• Mobilização Nacional pelo Plebiscito da Reforma Política.
• Mobilização Nacional pela Democratização da Mídia.
Rodrigo Couto
Do Seeb Brasília