Os conselheiros constituíram um Grupo de Trabalho (GT) para aprofundar os estudos SUT
(Cuiabá-MT) - Nesta quinta-feira (03.07), o presidente da Central Única dos Trabalhadores de Mato Grosso, João Luiz Dourado, presidiu a reunião do Conselho Estadual do Trabalho (CETb), pela primeira vez, depois que foi eleito presidente do Conselho. As reuniões do CETb/MT acontecem na sala de reuniões do SINE-MT, sito à Rua Baltazar Navarros, 567, Bairro Bandeirantes.
O principal ponto da pauta da reunião do Conselho foi sobre o projeto de lei de instituição do Sistema Único de Trabalho – SUT conforme solicitação do Ministro do Trabalho e apresentação da Resolução no 151 Ad Referendum do PRONATEC Trabalhador.
De acordo com o presidente da CUT/MT, a implementação de um sistema único de emprego visa substituir o atual Sistema Nacional de Emprego (Sine). “A proposta é construir um sistema que responda as necessidades atuais do mundo do trabalho, integrando as várias áreas, uma proposta nos mesmos parâmetros do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)”, explica o João Dourado.
Os conselheiros constituíram um Grupo de Trabalho (GT) para aprofundar os estudos e apresentar propostas ao projeto. A primeira reunião irá acontecer na próxima quarta-feira (09.07). Os conselheiros também irão constituir outro GT para fazer elaborar medidas para melhorar o atendimento do SINE Mato Grosso. O objetivo será reduzir as filas e agilizar o atendimento.
O PRONATEC Trabalhador será a pauta da próxima reunião. Os conselheiros querem obter um diagnóstico das entidades que estão prestando serviço ao programa PRONATEC Trabalhador. Os Conselhos querem saber o que se tem investido e qual o resultado para a formação do trabalhador.
Sistema Único de Trabalho (SUT)
O objetivo do SUT é, além de fortalecer a área do trabalho, emprego e renda, também possibilitar uma forma de transferência direta aos estados, com definição das responsabilidades à União, aos estados e aos municípios. A criação do Sistema, que deve substituir o atual Sistema Nacional de Emprego (SINE), está sendo discutida pelo Governo Federal junto à sociedade civil para que responda da melhor forma possível, às necessidades do mercado de trabalho.
A intenção é que esse sistema único para a área do trabalho adote os mesmos parâmetros do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). A proposta do MTE é que o SUT atue, desde o início de suas operações, em um conjunto de sistemas informatizados integrados sob a responsabilidade da União, com a cooperação dos estados, do Distrito Federal e dos municípios.
Com informações do MTE
Fonte: CUT/MT - Silvia Marques