Notícias

home » notícias

8 de Maio de 2014 às 10:04

08/05/2014 - Entidades querem ampliar cada vez mais a Campanha pelo Plebiscito Popular


"Nós, brasileiros estamos insatisfeitos e cansados de tanta corrupção”, diz o presidente da CUT-MT

Escrito por: Silvia Marques – CUT-MT

Esta quarta-feira (7), em todo o país, foi dia de Luta pela Constituinte do Sistema Político. A Central Única dos Trabalhadores de Mato Grosso (CUT/MT), junto com os movimentos sociais, foram para a Praça Alencastro,  no Centro da Capital de Mato Grosso, chamar a atenção da população para a Campanha pelo Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político.

De acordo com o secretário de comunicação da CUT/MT, Robinson Ciréia, o objetivo da CUT e dos movimentos sociais é popularizar a bandeira do Plebiscito Popular pela Reforma Política. “Nunca houve no país uma Constituição Democrática onde o povo foi realmente ouvido. O objetivo de hoje é desencadear o processo e dar visibilidade ao debate em torno do tema da convocação de uma Constituinte, fomentá-lo na em todo o espaço social”, explicou o secretário, na abertura do Ato Público. 

Segundo o servidor público Pedro Jupiam da Cruz, que recebeu o panfleto e parou para ler, “Os políticos fazem o que querem. São coorporativos. Estão lá só para defender os interesses deles e das grandes empresas que financiaram a campanha eleitoral deles. E, o povo que se lixe”. O servidor defendeu uma ampla reforma política.

Para o presidente da CUT/MT, João Luiz Dourado, essa é uma pauta unitária, e vivemos um momento decisivo na vida política brasileira. “A classe trabalhadora e a população brasileira precisa se engajarem na luta pró-plebiscito popular pela reforma política, reivindicada há anos. Esse Congresso que ai está não quer nenhuma mudança. Nós, brasileiros estamos insatisfeitos e cansados de tanta corrupção”, disse o presidente da CUT, chamando a atenção da população que transitava pela Praça Alencastro.

A CUT/MT é uma das entidades envolvidas na tarefa. Na sede da Central está funcionando a Secretaria Nacional Operativa do Plebiscito. Por todo o Brasil, já existem 300 comitês dedicados a essa bandeira, realizando cursos para formação de lideranças que irão promover o plebiscito popular na Semana da Pátria.

No dia 24 de maio será realizada a 2ª Plenária Estadual de Formação com a tarefa de preparar mais militantes para que realmente o Plebiscito por uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político aconteça entre os dias de 1º e 7 de setembro de 2014. Nesse período a população em todo o país deverá responder a uma única pergunta: “Você é a favor de uma constituinte exclusiva e soberana sobre o sistema político?”

Para mais informações sobre os atos que serão realizados em seu Estado, acesse o site dos Comitês Estaduais do Plebiscito Constituinte e o Facebook.


Notícias Relacionadas