(Cuiabá-MT) - Mais de 500 concursados do Banco do Brasil vivem na expectativa da nomeação há dois anos, e para reforçar a luta recorreram ao Sindicato dos Bancários de Mato Grosso (SEEB-MT) neste mês de maio. Mesmo com as urgentes necessidades de contratações nas agências de Mato Grosso, o Banco do Brasil mantém a morosidade para contratar, deixa os concursados inseguros quanto ao futuro e continua sobrecarregando os bancários e sacrificando a população com a demora no atendimento.
De acordo com o documento entregue ao SEEB-MT pelos concursados, “o processo de convocação tem sido extremamente lento e burocrático”, o que demonstra desrespeito aos aprovados. O concurso foi realizado no dia 13 de janeiro de 2013 e homologado no dia 14 de abril do mesmo ano, sendo que houve a prorrogação para mais um ano.
As convocações começaram na região de Alta Floresta, porém as regiões de Cuiabá e Rondonópolis estão abaixo das expectativas, o que resulta na realidade vivida nas agências do Banco do Brasil onde há sobrecarga de trabalho, adoecimento dos trabalhadores, estresse no ambiente de trabalho, clientes insatisfeitos, entre outros.
De acordo com o diretor do SEEB-MT e funcionário do Banco do Brasil, Marcílio Lima, o Sindicato sempre está atuando para que haja mais contratações e melhores condições de trabalho. Ele observa que outros problemas ocasionados pela demora do banco são trabalho fora do ponto eletrônico, ultrapassando seu horário de serviço, sem receber horas extras, agências lotadas de clientes com filas enormes, não observância da lei que dita tempo de atendimento em fila de espera, falta de funcionários em quase todas as agências do Estado.
Providências
Por reconhecer o SEEB-MT como entidade que representa os trabalhadores, os concursados solicitaram intervenção sindical para resolver às expectativas destas pessoas que se dedicaram à aprovação ao concurso e agora aguardam ser chamados. O secretário Jurídico do SEEB-MT, Alex Rodrigues, anuncia que o Sindicato irá fazer denúncia ao Ministério Publico do Trabalho e a Procuradoria de Defesa do Consumidor e ainda, estuda entrar com ação judicial. Atos de protesto também serão programados.
“Recebemos a solicitação de intervenção do Sindicato para os concursados do BB, são mais de 500 pessoas para serem chamadas, porém o banco não convoca e isso ocasiona diversos problemas nas agências. Esta solicitação vem de encontro com o que sempre cobramos do banco que são as contratações, respeito e valorização dos clientes, bancários e toda população. Vamos intensificar nossas atuações”, finaliza o diretor do SEEB-MT.
Dados
Nos primeiros três meses deste ano o Banco do Brasil teve lucro líquido de R$ 2,7 bilhões, um crescimento de 4,7% em relação ao mesmo período do ano passado. O desempenho correspondeu a rentabilidade de 15,5%, e apesar disso, o banco cortou 1.492 postos de trabalho em 12 meses e 43 no primeiro trimestre deste ano. Em 31 de março, o total de funcionários do BB era de 112.173. Com isso, o número de contas correntes por bancários passou de 425 em março de 2013 para 444.
Marcela Brito - SEEB-MT