Cuiabá MT - O Sindicato dos Bancários de Mato Grosso (Seeb-MT) denunciou ontem, quarta-feira (05/11), o Banco Santander por práticas ilegais nas homologações de Rescisão Contratual de trabalho na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Mato Grosso (SRTE/MT).
De acordo com as informações dos bancários, o Santander está enviando telegramas aos funcionários demitidos por justa causa informando que as homologações estão sendo realizadas na própria Agência, sem representação do sindicato profissional da categoria e do Ministério do Trabalho e Emprego. Como foi o caso que ocorreu com um bancário que foi despedido por justa causa, com mais de seis anos de trabalho.
Para o diretor jurídico do Seeb/MT, Alex Rodrigues essa é uma prática totalmente ilegal, não permitida pela legislação. “Com essa prática até parece que o Santander pretende legislar sobre o assunto, já que entramos em contato com a Relação Sindical, e fomos informados que esta era a orientação do Banco”, afirma o diretor jurídico, ressaltando que o sindicato irá tomar as medidas cabíveis e estuda entrar com ação judicial contra o banco por danos morais e coletivos.
Na denúncia, o sindicato solicitou providências urgentes pela SRTE/MT, já que a situação merece atenção e acompanhamento por parte do órgão responsável, uma vez que essa prática contrária as normas estabelecidas na legislaçᆪo trabalhista e instrução normativa da própria superintendência.
Para a secretaria geral e bancária do Santander, Leonice Maria Pereira de Souza, essa prática anti-sindical que prejudica a organização dos trabalhadores. “O sindicato é o legítimo representante da categoria e o trabalhador tem o direito de ser assistido. Não podemos tolerar tal arbitrariedade que afronta a organização da categoria e os direitos dos trabalhadores”, avalia a diretora do Sindicato.
Fonte: SEEB/Mato grosso