Mobilização faz parte do “Dia de Luta por Contratação Urgente
Cuiabá MT - Os Bancários de Mato Grosso realizaram um ato, na manhã desta quinta-feira (06/08), em frente à agência da Caixa, localizada no Centro de Cuiabá, para cobrar mais contratações de mais funcionários para a instituição.
O movimento faz parte do “Dia de Luta por Contratação Urgente”, e que ocorre em todo o país. O Ato contou com o reforço dos servidores públicos federais e dos concursados de 2014 que estão aguardando convocação há mais de um ano.
De acordo com o presidente do Sindicato dos Bancários de Mato Grosso (SEEEB/MT), os empregados da Caixa estão adoecendo com a sobrecarga de trabalho. São formadas longas filas todos os dias na porta do banco e o atendimento está deficitário pela falta de funcionários. “Por isso, queremos mais empregados para a Caixa, urgente”, afirmou .
Para o secretário de imprensa e comunicação, John Gordon, a Caixa é um banco fundamental para a execução das políticas sociais do governo, mas as condições de trabalho e atendimento das agências em Mato Grosso tem se agravado cada vez mais pela falta de novos empregados, principalmente com as agências recém-inauguradas em 2014, o que sobrecarrega os funcionários e compromete a qualidade do serviço prestado à população. “Agora, em 2015, a situação se agravou ainda mais depois do Plano de Apoio à Aposentadoria (PAA)”, destacou.
O presidente da Central Única dos Trabalhadores de Mato Grosso e bancário do Bradesco, João Luiz Dourado, ressaltou a importância da presença dos servidores públicos federais que estão em greve cobrando do Governo Federal, que reforçam, junto com os bancários a Luta Nacional da Caixa por mais contratação de trabalhadores e melhores condições de trabalho na Caixa Econômica. “Esta é uma mobilização conjunta é de fundamental importância para mostrar à sociedade que o serviço público de qualidade que perpassa pela valorização dos trabalhadores e por mais contratação e também pelo fim das terceirizações”, aponto o bancário.
“O cenário atual está difícil para os trabalhadores e para o movimento sindical, a CAIXA está seguindo um lógica da relação de emprego já implementados nas empresas de autoatendimentos, que tem se recusado realizar novas contratações, como também tem ser recusado a revogar o programa de gestão de desempenho que é altamente danoso à categoria, porque estabelece internamente um ranqueamento, que nós trabalhadores, que já conhecemos é já tivemos a experiência no passado que não deu certo, e que a CAIXA insiste em implementar uma coisa que não deu certo”, avalia o diretor do sindicato Luiz Edwiges, afirmando que a categoria bancária, principalmente os empregados da CAIXA estão preparados para fazer o enfrentamento necessário para arrancar da instituição mais contratações e melhores condições de trabalho e de atendimento para toda à população.
Fonte: SEEB/Mato Grosso