Cuiabá MT - Nos dias 31 de julho, 1 e 2 de agosto, durante o 11º Congresso estadual da CUT MT, foi eleita a nova direção da CUT/MT com paridade entre homens e mulheres e como presidente foi reeleito o bancário e diretor do Seeb/MT, João Luiz Dourado.
Além do bancário do Bradesco, João Luiz Dourado, também fazem parte da nova direção da CUT MT os bancári@s: Italina Facchini; Celso Coan; Silvana Ferreira dos Santos Maldonado; Sonia Maria Rocha; Jussara Maria de Souza Horie ; Ayr Cícero de Sá; Joelma Ferreira de Souza; John Gordon Ramsay.
De acordo com o presidente reeleito João Luiz Dourado, foi superado o desafio para construir uma direção paritária entre homens e mulheres. “Vamos fazer um mandato coletivo, respeitando homens e mulheres na direção, e todos e todas que se dispuseram a participar da direção estadual, na executiva e no conselho fiscal terão voz e voto, participação e trabalho”, ressaltou o presidente durante o seu discurso de posse.
"Vamos conduzir a Central Única dos Trabalhadores e Trabalhadoras de Mato Grosso em momento de disputa de classe, num momento que temos que buscar a unidade da classe trabalhadores do campo e da cidade, para fazer o enfrentamento de projetos, e temos a tarefa de defender o nosso projeto de sociedade, um projeto que serve de referência não só para a América Latina, mas para o mundo, que, neste momento está em risco. Temos que ter a consciência e a sabedoria de fazer o enfrentamento com os governos municipais, estaduais e federal defendendo os interesses históricos e imediatos dos trabalhadores, vamos continuar a luta disputando uma sociedade mais justa soberana e igualitária", afirmou.
Dourado também reafirmou que nos próximos quatro anos a tarefa da nova gestão estadual será consolidar a CUT no Estado de Mato Grosso e fazer a defesa de todos os direitos dos trabalhadores sem retrocessos. “A CUT é fundamental para romper com a lógica facista, xenofóbica, discriminatória que está sendo implantada por uma mídia reacionária e por uma elite conservadora, nos próximos anos temos um grande desafio, que é deixar claro para a classe trabalhadora que a CUT tem lado e que é do lado dos trabalhadores e das trabalhadoras. E que é preciso ter clara a concepção de será preciso fazer o enfrentamento de classe para garantir que não se retire nenhum direito”, declarou.
Neste 11º CECUT também foram definidos as ações estratégicas e o plano de lutas da nova gestão. Os Congressistas ainda elegeram os delegados ao 12º Concut, previsto para acontecer entre os dias 13 e 16 de outubro, em São Paulo, quando serão aprovadas as resoluções políticas, organizativas e sindicais que orientam as ações da Central e suas entidades filiadas.
Os delegados e delegadas do CECUT aprovaram e iniciaram ainda dentro do congresso uma coleta de assinaturas manifesto de apoio às emendas apresentadas pela deputada federal Erika Kokay (PT-DF) à Medida Provisória 676/2015, do governo federal, que cria a progressividade à Fórmula 85/95 e retarda a concessão da aposentadoria.
CONFIRA A NOVA DIREÇÃO DA CUT 2015//2019:
DIREÇÃO EXECUTIVA
Presidente:
João Luiz Dourado
Vice Presidente:
Maria Celma de Oliveira
Secretário(a) Geral:
Guelda Cristina de Oliveira Andrade
Secretário(a) de Administração e Finanças:
Orlando Francisco
Secretário(a) de Comunicação:
Robinson Ciréia de Oliveira
Secretário(a) de Formação:
João Eudes da Anunciação
Secretário(a) de Organização e Política Sindical:
Marly Terezinha Ferreira
Secretário(a) sobre a Mulher Trabalhadora:
Marli Keller
Secretário(a) de Relações de Trabalho:
Edésio Martins da Silva
Secretário(a) de Política Sociais:
Maria Luiza Bartmeyer Zanirato
Secretário(a) de Juventude:
Rafael Nauer
Secretário(a) pela Igualdade Racial:
Joacira Santana Rodrigues de Almeida
Secretário(a) de Saúde do Trabalhador:
Italina Facchini
Secretário(a) de Meio Ambiente:
João de Deus da Silva Filho
DIREÇÃO ESTADUAL
Nelcimar Coelho de Freitas Gouveia
Celso Coan
Marivone Souza Pereira
Silvana Ferreira dos Santos Maldonado
Sonia Maria Rocha
Jussara Maria de Souza Horie
Jocelino Soares Amorim
Damásio de Souza Pereira
Carlos Alberto de Almeida
Juliano Faria da Guia
Ana Lucia Antônia da Silva
Gilmar Soares Ferreira
Henrique Lopes do Nascimento
Edna Bernardo da Silva
Tania Cristina Crivelin Jorra
Miriam Ferreira Botelho
Júlio César Martins Viana
Jocilene Barboza dos Santos
Lauro Benedito de Siqueira
Leliane Cristina Borges
Aurivan Dourado Alencar
Valdeir Pereira
CONSELHO FISCAL EFETIVO:
Dirceu Blanski
Ayr Cícero de Sá
Catarina Francisca
Janimeire Rodrigues de Lara
CONSELHO FISCAL SUPLENTE
Ideueno Fernandes de Souza
Joelma Ferreira de Souza
Lucimeire da S. O. Ananias
John Gordon Ramsay