Porto Velho/RO - Os membros da Chapa 1 “Experiência, Renovação e Conquistas”, eleita em junho para administrar o Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Rondônia (SEEB-RO) no quadriênio 2014/2018, tomaram posse na noite do último dia 2 de agosto, em solenidade ocorrida no espaço Elegance Eventos, em Porto Velho.
Encabeçada pelo atual presidente, José Pinheiro, a nova diretoria firmou o compromisso de continuar lutando fortemente para garantir os direitos dos bancários e trabalhadores das cooperativas de crédito e casas lotéricas.
“É uma grande satisfação esta reeleição, pois significa o reconhecimento do trabalho realizado nos últimos três anos. A categoria nos reconduziu ao cargo e, por isso, firmamos o compromisso de não medir esforços para garantir aos bancários e trabalhadores do ramo financeiro, por meio de muita luta, melhores salários, melhores condições de trabalho, mais contratações, mais abertura de agências e tudo que permita aos trabalhadores uma melhor qualidade de vida. Quando fomos reeleitos já estávamos cientes do desafio e vamos estar firmes na luta nos próximos quatro anos e fazer o possível para que os funcionários sejam valorizados e que tenham seus direitos respeitados”, disse o presidente reeleito José Pinheiro.
RECONHECIMENTO NACIONAL
A festa contou com a participação de importantes lideranças do movimento sindical nacional. Um deles foi Carlos Cordeiro, presidente da Contraf-CUT e coordenador do Comando Nacional dos Bancários.
“É uma alegria e uma honra muito grande poder vir aqui em Porto Velho e agradecer a participação dessa categoria, desta diretoria, em nome do companheiro José Pinheiro, que sempre esteve junto com a Contraf, no Comando Nacional, e esteve presente nesses últimos 10 anos com 18% de aumento real no salário, 36% de aumento no piso da categoria, dentre outras inúmeras vitórias. Então a gente vem aqui agradecer a todo bancário que faz parte dessa história e eu, particularmente, agradeço demais o apoio deste Sindicato que sempre apoiou e prestigiou a nossa Confederação Nacional”, avaliou Cordeiro.
Para Jair Ferreira, presidente da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae), a eleição desta diretoria traz satisfação para as entidades nacionais.
“Pra gente é uma alegria muito grande, especialmente porque o Sindicato de Rondônia tem uma atuação intransigente na defesa dos direitos dos trabalhadores. Este Sindicato, para nós das federações, das entidades nacionais, é uma referência, tendo em vista o trabalho que esta diretoria faz aqui no Estado. Portanto, é uma enorme satisfação para nós, enquanto sindicalistas, como defensores de categoria, ver um grupo tão unido, vendo todos tomando posse com empolgação, garra e compromisso. Isso nos energiza, nos dá mais incentivo e, se Deus quiser, o Pinheiro liderando esta equipe vai fazer mais uma grande administração neste mandado e por isso a Fenae está contente em ver tantas pessoas unidas com um único objetivo de lutar pelos trabalhadores com afinco”, disse Jair.
Já Sônia Maria Rocha, Secretária de Organização do Ramo Financeiro da FETEC-CUT/CN destacou a atuação do SEEB-RO, especialmente no que se refere ao pioneirismo da representação não apenas de bancários, mas de trabalhadores do ramo financeiro.
“É um prazer enorme estar aqui novamente junto com esta diretoria, composta, em sua maioria, por pessoas que tiveram seu trabalho reconhecido e por isso foram reeleitas. O Sindicato de Rondônia faz base da nossa Federação e nos orgulha muito por causa de seu trabalho, pelas suas conquistas, com destaque para o ramo financeiro, a exemplo das cooperativas de crédito e das lotéricas, o maior exemplo a dar para todo o Brasil”, destacou.
O presidente do Sindicato dos Bancários do Estado de Mato Grosso, José Guerra, destacou o reconhecimento do trabalho feito pela diretoria eleita.
“Essa diretoria está de parabéns, obteve uma votação expressiva, é combativa, lutadora e por isso foi novamente reconhecida pelos trabalhadores do Estado. Por isso estamos aqui neste momento tão importante para prestigiar a posse desses colegas”, afirmou.
Evaniel Medeiros de Brito, que foi presidente substituto da Comissão Eleitoral, disse que a eleição foi um exemplo de democracia.
“O mais importante que fica, tanto para a Comissão Eleitoral, como para a categoria representada pelo SEEB-RO, a lisura e a democracia com que se deu este processo eleitoral”.
“Como Central Sindical, avaliamos que isso representa a continuidade do trabalho que já vem sendo realizado com louvor pelos dirigentes sindicais, pessoa sérias que dia após dia lutam pelos seus representados”, comenta o presidente interino da CUT-RO, José Cícero Alves.
Fonte: Seeb/Rondônia