(Belém-PA) - O Dia Internacional da Mulher, 8 de março, será no próximo sábado. Porém, nessa sexta-feira (7), o Sindicato dos Bancários do Pará e a CUT realizam, na sede do Sindicato, uma programação toda dedicada às lutas das mulheres na sociedade, em alusão ao março lilás.
O evento começa às 15 horas com uma atividade de formação da CUT direcionada às mulheres dirigentes sindicais.
Às 18 horas, o Sindicato dos Bancários promove para o público em geral o debate Mulheres em Luta por Igualdade, Liberdade e Autonomia, que terá a participação da Secretária Nacional da Mulher Trabalhadora da CUT, Rosane Silva.
O encerramento da programação está previsto para as 20 horas com coquetel e show da cantora Larissa Leite.
A presidenta do Sindicato dos Bancários do Pará, Rosalina Amorim, avalia que as principais lutas das mulheres na atualidade são por respeito, igualdade e contra a violência, seja no ambiente doméstico e nos locais de trabalho. Ela destaca que a organização política das mulheres tem conquistado vitórias importantes, tanto no plano político, jurídico e cultural em nossa sociedade. Porém ressalta que o desafio das mulheres por uma sociedade melhor é muito grande e exige ainda mais organização.
“Nosso Sindicato se dedica às lutas pela autonomia e liberdade das mulheres, pois acreditamos ser este o melhor caminho para construirmos uma sociedade mais justa e com harmonia entre homens e mulheres. Nesse sentido, convidamos a todos e todas, sobretudo as mulheres e bancárias, para a nossa programação do dia 7 de março, pois formação e organização são fundamentais para construção do nosso projeto de sociedade”, afirma Rosalina Amorim.
Passeata - No dia 8 de março (sábado) haverá o ato público unificado entre diversas entidades sindicais, movimentos feministas, movimentos populares, estudantis e culturais, partidos políticos, OAB, com o lema Contra todas as formas de violência contra as mulheres. A concentração será na escadinha da Estação das Docas, a partir das 8h30.
Programação Dia Internacional da Mulher
Dia 07/03 (sexta)
15h – 1ª Mesa de debate – A mercantilização do corpo e da vida das mulheres
Colaboradoras: Rosane Silva (CUT) e Rosalina Amorim (SEEB/PA)
17h – 2ª Mesa de debate – Politica de Saúde para as Mulheres do Campo e da Cidade
Colaboradoras: CUT e FETAGRI/PA
18h – Atividade aberta – Mulheres em Luta por Igualdade, Liberdade e Autonomia
Colaboradoras: Rosane Silva (CUT) e Tatiana Oliveira (SEEB-PA/MMM)
20h – Coquetel e show de Larissa Leite
Dia 08/03 (sábado)
8h30 – Ato unificado Concentração na escadinha do Ver-o-Peso. Saindo em caminhada
Fonte: Bancários PA