Notícias

home » notícias

6 de Agosto de 2015 às 09:41

06/08/2015 - Empregados realizam nesta quinta-feira Dia Nacional de Luta por Contratação Urgente na Caixa


A mobilização convocada pela CEE/Caixa e Contraf-CUT visa forçar o banco a acelerar o ritmo de contratações. No final de 2014, a empresa tinha 101 mil trabalhadores e até junho deste ano este contingente caiu para 98 mil

Brasília - Hoje é Dia Nacional de Luta por Contratação Urgente na Caixa. Esta mobilização foi convocada por iniciativa da Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa), que assessora a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf/CUT) nas negociações com o banco. Empregados, concursados, clientes e usuários realizam manifestações em todo o país, nas unidades da empresa e nas redes sociais. A finalidade é pressionar a Caixa a acelerar o ritmo das contratações.

Conforme as orientações da CEE/Caixa, fotos com o cartaz enviado para todas as agências devem ser postadas com a hashtag #MaisEmpregadosJá. As imagens também podem ser enviadas para federações e sindicatos de bancários de cada região e para o e-mail [email protected]. No site www.fenae.org.br/maisempregadosja, foram disponibilizados os arquivos para produção de outros materiais (como camisetas, faixas e adesivos), uma Carta aos Clientes e Usuários e um abaixo-assinado.

Na carta aos clientes, a Contraf-CUT, CEE/Caixa e Fenae lembram que a carência de pessoal na empresa estará acarretando inúmeros problemas. “Entre eles, a sobrecarga e adoecimento. Para se ter uma ideia, cerca de 1.200 bancários são afastados todos os meses por problemas de saúde. Muitos deles são da Caixa”.

Em outro trecho, as representações do movimento associativo e sindical destacam ainda: “...No final de 2014, a Caixa tinha 101 mil empregados. Mas neste ano, por meio do Plano de Apoio à Aposentadoria(PAA) mais de três mil saíram do banco. Ou seja, a falta de trabalhadores se agravou. Enquanto isso, milhares de aprovados no último concurso público aguardam convocação”.

Para o presidente da Fenae, Jair Pedro Ferreira, o fato de que mais de três mil empregados se aposentaram por meio do PAA não pode ser ignorado pela Caixa. “A falta de trabalhadores nas unidades já era um problema com um total de 101 mil. Hoje, são 98 mil, o que é insuficiente para um banco que se tornou parceiro estratégico do Estado brasileiro na execução de políticas públicas. O atendimento à população já está comprometido”, afirma.

Segundo a coordenadora da CEE/Caixa e diretoria de Finanças e Administração da Fenae, Fabiana Matheus, a participação de todos nas mobilizações é fundamental para mudar a postura do banco. “Afinal, todos são afetados pela falta de pessoal na Caixa. Os atuais empregados sofrem com sobrecarga e adoecimento, entre outros. Já os que estudaram para o concurso, a cada dia, perdem um pouco da esperança de serem chamados. E a sociedade é obrigada a enfrentar filas e outros problemas nas unidades”, acrescenta.

 

Clique aqui para ler a íntegra da Carta aos Clientes e Usuários.
 

 

Fonte: Fenae Net

Notícias Relacionadas