Brasília - Dando continuidade à série de ações contra as demissões imotivadas capitaneadas pelo Itaú Unibanco, o Sindicato dos Bancários de Brasília visitou, nesta quarta-feira (5), 11 agências do banco -- no Recanto das Emas, Samambaia, Riacho Fundo, Taguatinga Sul, duas em Taguatinga Centro, Taguantiga Norte e Hélio Prates e três em Ceilândia. Os dirigentes sindicais conversaram com os bancários e clientes, esclarecendo que a falta de funcionários prejudica o bom atendimento e sobrecarrega o trabalhador.
“O objetivo destas manifestações é denunciar à população a prática nefasta que o banco vem cometendo com seus funcionários, com tantas demissões imotivadas e desvalorização dos bancários que, por trabalharem excessivamente e em péssimas condições, acabam adoecendo”, destaca Louraci Morais, diretora do Sindicato e representante da Fetec-CUT/CN na COE do Itaú. Louraci também é funcionária do Itaú.
“Com as agências lotadas, os clientes ouviram atentamente os nossos esclarecimentos e até aplaudiram a iniciativa do Sindicato, demonstrando concordância, principalmente por entenderem que a demora no atendimento não é culpa dos bancários e sim dos banqueiros que só visam o lucro e não a qualidade do trabalho voltado para a população”, assinalou Washington Henrique, diretor da Fetec-CUT/CN, e também funcionário do Itaú.
Também participaram do ato os diretores do Sindicato Roberto Alves e Edmilson Lacerda, e a diretora da Fetec-CUT/CN Conceição Costa, todos funcionários do Itaú.
Mariluce Fernandes
Do Seeb Brasília