Dourados MS - Os trabalhadores da Caixa Econômica Federal de Dourados(MS) participaram das atividades do Dia Nacional de Luta por Contratações Urgentes na instituição, realizado nesta quinta-feira (06) em todo o país. A concentração dos funcionários aconteceu na principal agência na região central da cidade.
O número de empregados da Caixa caiu de 101 mil para 97.975 de janeiro a junho deste ano. O resultado não podia ser diferente: agências cheias, metas em cima de metas, sobrecarga e descontentamento. A insatisfação atinge também os clientes e usuários já que as condições de um atendimento satisfatório são humanamente impossíveis. São 80 milhões de correntistas em todo o Brasil. Muito trabalho e pouca mão de obra.
A coordenação do movimento foi do Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Dourados e Região que também percorreu as outras agências da cidade, além da Redur, para dialogar com os trabalhadores e registrar a indignação em fotos para serem postadas nas redes sociais.
Os protestos envolveram também a sociedade que igualmente é penalizada pela atual política de redução de empregos adotada pela empresa, mesmo tendo se comprometido, através de acordo aditivo da última campanha salarial, a contratar mais 2 mil funcionários. Por outro lado, diversos aprovados em concurso aguardam ansiosamente as convocações.
Mas, a Caixa não tem contratado e os últimos dados não são animadores. O banco fechou 1.961 postos de trabalho este ano. Além disso, quase 3 mil bancários aderiram ao PAA (Plano de Apoio à Aposentadoria). Portanto, o déficit é grande.
Fonte: Seeb-Dourados e Região, por Joacir Rodrigues