Notícias

home » notícias

5 de Abril de 2015 às 23:00

06/04/2015 - Novo perfil do Congresso Nacional será debatido no programa desta segunda (6)


Brasília - No momento em que projetos polêmicos estão sendo ou podem ser votados na Câmara dos Deputados, como o da redução da maioridade penal e o PL 4330, que libera a terceirização sem limites, o programa TV Bancários vai debater, nesta segunda-feira (6), o perfil dos parlamentares egressos das eleições de 2014, marcadamente conservador. 

De acordo com números do Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar), dos 513 deputados federais, apenas 198 (38,6%), estão no primeiro mandato, outros 289 (56,3%) são remanescentes da legislatura passada e 26 (5,1%) são ex-parlamentares que voltam à Casa após pelo menos quatro anos fora. No Senado, dos 27 que acabaram o mandato, apenas cinco continuam. Aumentou-se o número de parlamentares das chamadas bancadas evangélica, ruralista e da "bala". 

Trata-se, segundo o Diap, de um novo Congresso Nacional pulverizado partidariamente, liberal economicamente, conservador socialmente, atrasado do ponto de vista dos direitos humanos e temerário em questões ambientais.

Em que medida esse novo perfil constitui uma barreira para os avanços pelos quais luta o movimento sindical, que viu sua bancada ser reduzida quase à metade? Que desafios estão colocados para os trabalhadores?

Para responder a essa e a outras questões, o TV Bancários vai receber o assessor parlamentar do Diap André Luís Santos. O programa começa às 19h30, com transmissão ao vivo pelo portal do Sindicato e veiculação simultânea pelo Facebook e Twitter da entidade. 

Os bancários e bancárias podem participar enviando perguntas e comentários para o email[email protected]

Renato Alves
Do Seeb Brasília

Notícias Relacionadas