(Campo Grande-MS) - O 9º Confetec-CUT/CN elegeu a nova diretoria da Fetec-CUT/CN para o próximo triênio 2014-2017. Numa manifestação de unidade dos trabalhadores do ramo financeiro da região Centro Norte, apenas uma chapa foi inscrita para a eleição. O atual presidente José Avelino foi reeleito para o cargo.
Na nova diretoria eleita é composta por 64 membros, 15 dos quais compõem a diretoria executiva. Todos os 12 sindicatos filiados estão representados.
O secretário de Organizaçᆪo da CUT, Jacy Afonso, defendeu a aprovação da chapa, que é fruto da luta unificada da categoria e que “vai fazer a diferença no movimento sindical, fortalecendo a Contraf e a CUT”.
José Avelino, é funcionário do Bradesco e ex-diretor do Sindicato dos Bancários de Brasília. Tem longa trajetória de luta e realizou uma gestão voltada para descentralização das decisões e fortalecimento da Fetec. Reeleito, agradeceu o apoio e prometeu seguir dirigindo a entidade de forma aberta e estimulando a participação e organização de todos os sindicatos filiados.
Reforma estatuária
O Congresso aprovou remeter a discussão para a próxima reunião da diretoria, que elaborará um calendário para convocar assembleia até o final do ano para realizar a reforma estatutária da Federação.
Moção contra o golpe militar
O plenário do 9º Confetec aprovou por unanimidade moção de repúdio às comemorações dos 50 anos de Golpe Militar e manifestou solidariedade às vítimas da ditadura militar. Na moção, os delegados dos 12 sindicatos filiados lembram que entidades sindicais foram invadidas e fechadas e que dirigentes foram perseguidos, presos e mortos.