O Sintraf-Ride apoia a reeleição de Rafael Matos (matrícula F8369846) como representante do funcionalismo ao Conselho de Administração do Banco do Brasil (Caref). Ele obteve, no primeiro turno, 6.400 votos contra 4.345 do segundo colocado. O segundo turno acontecerá entre 2 e 6 de março, quando os 112 mil funcionários da ativa irão às urnas.
Rafael defende um mandato pautado pela defesa dos trabalhadores e do caráter público do BB. E já provou, no primeiro mandato, que é um excelente interlocutor na defesa do funcionalismo do banco. Além disso, tem experiência de luta como dirigente sindical bancário.
O candidato tem 14 anos de BB. Tem participação ativa nas lutas por melhores salários e benefícios, por isonomia de tratamento e por melhores condições de trabalho. Foi diretor do Sindicato dos Bancários de São Paulo. Trabalhou com os diretores eleitos na Previ, em defesa do patrimônio dos associados.
Rafael já trabalhou no BB Freguesia do Ó, na Gepes SP e está atualmente na Direc SP. Graduado em História pela USP, tem MBA em Gestão de Pessoas pela FGV e em Sustentabilidade pela FESP-SP.
Caref
O Conselho de Administração do BB é composto de sete membros: três indicados pelo governo federal, o presidente do banco, dois indicados pelos acionistas minoritários (que hoje são nomeados pela Previ) e um eleito pelos funcionários.
A Lei 12.353/2010 determina que toda empresa pública ou de economia mista com mais de 200 empregados, controlada pela União, deve ter um representante dos funcionários no seu Conselho de Administração, escolhido pelo voto direto.
A reivindicação das centrais sindicais foi apresentada ao então governo Lula, que a encaminhou ao Congresso Nacional, sendo aprovada e sancionada pelo ex-presidente em dezembro de 2010.
O mandato é de dois anos. A primeira eleição do Caref nesse novo formato, vencida por Rafael Matos, ocorreu em 2012.
Fonte: Sintraf-Ride com SEEB/Brasília