Dourados MS - O Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, não passa em branco. Os diretores do Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Dourados e Região visitam, nesta sexta-feira (06), todas as agências bancárias, da Poupex e, das cooperativas de crédito de sua base territorial para lembrar a data, cumprimentar as trabalhadoras que laboram nestes locais e enaltecer a importância delas para a sociedade.
Reflexão - Além das comemorações que requer a data, o Sindicato chama a atenção das mulheres e também dos homens para uma reflexão sobre a importância do debate em torno da igualdade de oportunidades. O Brasil tem hoje a quinta maior população e é a sétima maior economia do mundo. Mas marcas de desigualdades estruturais de gênero e raça ainda mancham o perfil do país, que ocupa a 85ª posição em desenvolvimento humano e desigualdade de gênero, segundo o Relatório de Desenvolvimento Humano do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.
Mas também há o que comemorar - Segundo Ivanilde Fidelis (Fifi), secretária de saúde e condições de trabalho do Sindicato, "Na última década, as ações do governo federal voltadas ao público feminino, graças a luta dos movimentos sociais e sindicais, cresceram como nunca: aprovação da Lei Maria da Penha e de programas para as vítimas de violência; políticas voltadas à saúde feminina e à educação, como o Programa Universidade para Todos (ProUni) onde elas são maioria a concluir formação superior. Autonomia e emancipação também foram ampliadas com prioridade à mulher como beneficiária do Bolsa Família e na titularidade dos imóveis do Minha Casa, Minha Vida."
Lei Maria da Penha - A Lei Maria da Penha, que combate a violência doméstica, reduziu o número de homicídios contra mulheres (ocorridos em suas residências) em 10% desde 2006, ano em que entrou em vigor. É o que mostra estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e divulgado na quarta-feira (4/3). O Ipea avaliou a efetividade da lei para mostrar o desenvolvimento da rede de enfrentamento à violência contra a mulher no país.
É preciso continuar avanᄃando - Entretanto, segundo o presidente do Sindicato, Janes Estigarribia, "é preciso continuar lutando por avanços em outras áreas: no mercado de trabalho, onde as mulheres recebem salários até 30% menores que o dos homens para a mesma função. A luta é também para que a licença-maternidade de 180 dias seja um direito de todas, por mais creches públicas, pelo compartilhamento das tarefas domésticas que, mesmo sendo responsabilidade de toda a família, continuam recaindo somente sobre as mulheres."
Parabéns às mulheres – A diretoria e funcionários do Sindicato parabenizam todas as mulheres, em especial às que laboram nas agência bancárias e de cooperativas de crédito, da sua base territorial, composta pelos municípios de Dourados, Caarapó, Juti, Fátima do Sul, Vicentina, Jatei, Glória de Dourados, Deodápolis, Rio Brilhante, Nova Alvorada do Sul, Itaporã, Douradina, Maracajú e de todo o país, sempre se colocando a disposição das mesmas para juntos continuarmos a empunhar a bandeira da igualdade de oportunidades, até que ela seja efetivamente alcançada.
Fonte: Seeb-Dourados e Região, por Joacir Rodrigues