(Dourados-MS) - O Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, foi instituído pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 1975, como forma de homenagear as 129 mulheres que morreram carbonizadas na fábrica Cotton, em Nova Iorque, em 1857. As operárias reivindicavam tratamento digno, redução da jornada de trabalho e salário justo.
O episódio provocou uma série de movimentos e campanhas por igualdade e pelo direito ao voto em diversos países. No Brasil, as mulheres só puderam votar em 1932. Hoje, elas representam cerca de 50% da PEA (População Economicamente Ativa) e, quase sempre, têm dupla jornada: além do trabalho formal, são responsáveis pelos afazeres de casa.
ATIVIDADES - A data vai ser lembrada pelo Sindicato dos Bancários de Dourados e Região com diversas atividades que começam já nesta quinta-feira (06), com visita as bancárias e demais trabalhadoras nas agências da região. As visitas seguem nesta sexta-feira (07), incluindo também, a cidade de Dourados.
A programação, conjunta com outros sindicatos CUTtistas de Dourados, prevê também nesta quinta-feira, às 17:30h, no Simted, uma oficina de confecção de materiais para o 8 de março, e no sábado a partir das 08:30, uma Ação conjunta entre as entidades sindicais na Praça Antônio João, centro de Dourados, denominada de “Ato contra os assassinatos de mulheres no MS”. A programação só será encerrada no dia 13 de março com a palestra “Mulheres nos espaços de poder” às 19h no Simted, com a Professora Tchella Fernandes Maso, da área de Relações Internacionais da UFGD.
Todas as mulheres, em especial as bancárias, estão convidadas a participar da programação e ajudar a fortalecer cada vez mais a luta pela igualdade de direitos e de oportunidades das mulheres.
Fonte: Seeb-Dourados e Região, por Joacir Rodrigues