(Brasília) - Começa na próxima segunda-feira 11 de novembro e vai até a segunda 18 a votação que vai escolher o novo representante dos empregados no Conselho de Administração da Caixa Econômica Federal, uma conquista dos trabalhadores e do movimento sindical.
O Sindicato dos Bancários de Brasília apoia os nomes de Fernando Neiva e Maria Rita Serrano (suplente). Fernando Neiva é economista com extensão em Agenda das Políticas Públicas: Tendências Contemporâneas e pós-graduação em Políticas Públicas, Estratégia de Gestão. Atualmente, cursa Direito. Ingressou na Caixa em 1989 e integrou as diretorias do Sindicato dos Bancários de Belo Horizonte e Região a partir de 1996, tendo sido presidente entre 1999 e 2008. Atualmente, é diretor do Departamento Jurídico da entidade. Foi também membro do Conselho Fiscal da APCEF-MG, diretor da Fenae e da CUT Nacional.
“Apoiado pela maioria dos sindicatos e associações do país e com histórico de forte atuação em defesa da categoria, Fernando Neiva é o candidato que representa os empregados da Caixa”, afirmou Adilson Sousa, diretor do Sindicato dos Bancários de Brasília.
"Depois dos protestos e da pressão dos sindicatos, incluindo o de Brasília, a Caixa retirou parte das restrições para participação dos empregados nas eleições para representante dos trabalhadores no Conselho de Administração da empresa. O impasse no processo estava sendo provocado pelos critérios discriminatórios estabelecidos pelo banco para as candidaturas. O principal deles excluía mais de 80% do quadro dos empregados, tendo em vista que a empresa exigia do candidato o exercício em cargos gerenciais nos últimos cinco anos. Por conta da pressão dos empregados, a Caixa voltou atrás e retirou do edital e regulamento do processo eleitoral para o Representante dos Empregados no Conselho de Administração os requisitos discriminatórios. Temos agora que eleger um candidato que atue em favor de nossos interesses. Por isso, vote em candidatos que realmente defendem a categoria. E Fernando Neiva é um dos companheiros que sempre estiveram ao lado dos bancários da Caixa", lembrou Adilson.
A participação dos trabalhadores na administração da Caixa é uma conquista histórica e resultado da luta dos empregados. A eleição é regida pelo Regulamento Eleitoral, observadas as regras estabelecidas na Lei nº 12.353 de 28 de dezembro de 2010, na portaria número 026 do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, de 11 de março de 2011, e no Estatuto da Caixa, aprovado pelo Decreto nº 7.973/2013.
O processo eleitoral será realizado por voto direto, facultativo, secreto e por meio eletrônico. Todos os empregados ativos poderão votar.
Entre os dias 11 e 18 de novembro, vote Chapa 130 - Fernando Neiva e Maria Rita Serrano (suplente) - para o Conselho de Administração da Caixa.
Rodrigo Couto
Do Seeb Brasília