Brasília - Dando sequência à série de atividades que vem realizando em todas as unidades do Banco do Brasil, o Sindicato se reuniu na segunda-feira (27) com as bancárias e bancários do Centro de Serviços em Infraestrutura (Cesin) para tratar de assuntos de interesse do funcionalismo, como descomissionamentos por ação do Ministério Público do Trabalho (MPT), situação financeira da Cassi e PL 4330/04.
Sobre os descomissionamentos no Cesin – onde estão lotados vários trabalhadores em funções de nível superior – os dirigentes sindicais conversaram com os bancários e garantiram que o Sindicato vai atuar em todas as instâncias para defender os trabalhadores.
“Estamos lutando para impedir qualquer descomissionamento entre os atingidos pela ação do MPT, que exige concurso externo específico para as carreiras de nível superior”, observou o diretor do Sindicato Rafael Zanon, que também é bancário do BB.
Participativa, a reunião ainda tratou sobre a situação financeira da Cassi. “A situação do nosso plano de saúde é preocupante, pois, nos últimos anos, os custos e as despesas com assistência médica, hospitalar e ambulatorial de todos os planos de saúde, inclusive os da Cassi, vêm crescendo mais que a inflação e o reajuste de salários e benefícios de aposentadoria, o que vem causando desequilᆳbrios recorrentes no Plano de Associados”, explicou o diretor do Sindicato Jeferson Meira, que também é bancário do BB.
Não à precarização do trabalho
O PL 4330/04, que precariza as relações de trabalho ao retirar direitos da classe trabalhadora, também foi destaque na reunião com os bancários. “A proposição, que já foi aprovada pelos deputados federais, agora tramita no Senado, onde deve ser analisado por quatro comissões”, acrescentou Rafael Zanon, ao lembrar que o Sindicato acompanhará de perto a tramitação do projeto no Senado.
Rodrigo Couto
Do Seeb Brasília