(Brasília ) - Nesta quarta feira, 30 de abril, véspera do dia do trabalhador, o Sindicato e a Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Centro Norte - Fetec-CUT/CN, juntamente com diversos concursados aprovados do BRB, fizeram uma manifestação em frente ao Ed. Brasília, sede do banco.
Na manifestação, todos foram unânimes em afirmar a necessidade de contratação por parte do BRB, visto que há uma carência de mais de 300 trabalhadores no banco, o que tem provocado uma sobrecarga de trabalho absolutamente desumana para o conjunto de funcionários.
“O banco está revendo seu orçamento. Este é o momento de se destinar recursos para novas contratações, pois a necessidade é premente. Os funcionários do BRB estão sobrecarregados, e há muitos trabalhadores aptos aguardando contratação” diz Ronaldo Lustosa, funcionário do BRB e diretor do Sindicato.
Na manifestação foi lembrada também a promessa de Paulo Evangelista de contratar, ainda no ano de 2013, 400 funcionários, o que não foi cumprido. A última convocação foi feita ainda no primeiro semestre de 2013, e hoje há 645 aprovados aguardando convocação.
Na tarde da mesma quarta, 30 de abril, em uma reunião com os vices presidentes Humberto Coelho e Sérgio Nazaré, e também com o diretor de pessoas Marco Aurélio, para tratar de outros assuntos de interesse dos funcionários (ver matéria no site do Sindicato), o Sindicato e a Fetec/CN cobraram uma resposta sobre novas contratações, pois a reivindicação foi apresentada aos mesmos em 23 de abril. Os executivos do BRB afirmaram que o Conselho Diretor (formado pelos 3 vices presidentes e o presidente do banco) está discutindo o assunto, e demandou busca de informações para saber a real necessidade do banco após a reestruturação ocorrida recentemente. Afirmaram que, na semana que se inicia em 19 de maio, marcarão com o Sindicato e a Fetec/CN, nova reunião em que apresentarão uma posição definida sobre o tema.
“Esperávamos uma resposta já nesta quarta feira, véspera do dia do trabalhador, até pela simbologia da data. O banco precisa de novos funcionários, e aqui estamos com um conjunto de trabalhadores aptos, que passaram por uma seleção extremamente difícil, lutando por um lugar no banco, para contribuírem para o fortalecimento do BRB. Porém, não arrefeceremos nesta luta, e aguardaremos uma resposta do banco, a qual, pela necessidade do BRB, certamente será positiva” diz André Matias, funcionário do BRB e diretor da Federação Centro Norte.
Na manifestação, a deputada federal Érika Kokay, bancária e ex-presidente do Sindicato, esteve presente e afirmou que faria uma moção endereçada ao presidente do banco Paulo Evangelista, cobrando novas contratações no BRB. Disse também que buscaria a assinatura de toda a bancada federal do DF na moção. A deputada também afirmou que se empenharia em buscar uma audiência com Paulo Evangelista para discutir a situação.
Seeb/Brasília - Da Redação