Notícias

home » notícias

5 de Março de 2014 às 14:33

05/03/2014 - Seeb/Brasília faz ato na Praça do Cebolão para conscientizar trabalhadores sobre as LER/Dort


 

Ler-dort-bancariosdf(Brasília) - Preocupado com a saúde dos trabalhadores do ramo financeiro de Brasília, o Sindicato realizou nesta sexta-feira (28) atividade para lembrar o Dia Internacional de Conscientização sobre as Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (Dort).

O principal objetivo do ato, que ocorreu na Praça do Cebolão, no Setor Bancário Sul, foi reforçar a importância da prevenção desse conjunto de enfermidades, principalmente para a categoria, que sofre com a pressão cotidiana para atingir metas abusivas de produtividade, ritmo de trabalho intenso, sobrecarga de trabalho e realização de horas extras frequentes - ingredientes que, combinados, contribuem para a ocorrência das LER/Dort.

Os diretores do Sindicato distribuíram, nos prédios administrativos do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e BRB um panfleto informativo. Nele, o trabalhador toma conhecimento de algumas enfermidades que pertencem ao grupo das LER/Dort, os principais sintomas e os fatores responsáveis pela incidência ou agravamento dos casos, além dos direitos que os trabalhadores acometidos têm. 

Dados preocupam

De acordo com informações divulgadas pelo Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), foram concedidos 76.400 benefícios de auxílio-doença acidentário em função de LER/Dort no Brasil em 2013. Em relação ao ano anterior, o número de afastamentos reduziu quase um terço: em 2012, foram registrados 304 mil afastamentos.

“Este é um dia reservado para a reflexão sobre o adoecimento da categoria bancária. O Sindicato, no intuito de preservar a saúde do trabalhador, chama os bancários de Brasília para se atentarem aos sintomas das lesões e distúrbios causados por movimentos repetitivos. A prevenção, por si só, não dará conta de combater as LER/Dort, é preciso toda uma mudança na estrutura organizacional”, afirma o secretário de Saúde e Condições de Trabalho, Wadson Boaventura.

Pesquisa sobre saúde 

O Sindicato lançou em dezembro pesquisa sobre gestão de riscos psicossociais relacionados ao trabalho. Participando da pesquisa, por meio da internet - acessando a página do Sindicato - ou pela versão impressa, bancários e bancárias ajudam a mapear o adoecimento da categoria, dando embasamento ao Programa de Prevenção e Política de Saúde do Trabalhador do Sindicato. Além da pesquisa, o Programa terá oficinas e atendimento psicológico aos trabalhadores.

Secretário de Saúde e Condições de Trabalho da Federação Centro-Norte (Fetec-CN), Orlando Gasparino convocou os trabalhadores do sistema bancário a colaborarem com a pesquisa. “Com os dados adquiridos na pesquisa, orientada pela equipe de Psicologia da Universidade de Brasília, poderemos apontar o que está adoecendo os bancários e como poderemos agir para melhorar essa situação”, destaca.

 

 


Joanna Alves
Do Seeb Brasília

 


Notícias Relacionadas