(Brasília) - Bancárias na Luta por uma Sociedade com Igualdade, Liberdade e Autonomia. Este é o tema do evento que o Sindicato dos Bancários de Brasília realiza no próximo dia 12 em homenagem ao Dia Internacional da Mulher (celebrado dia 8). O evento será no Teatro dos Bancários, na sede do Sindicato (EQS 314/315).
O 8 de Março ficou marcado pela morte de mais de 130 trabalhadoras carbonizadas em uma fábrica em Nova Iorque. Essas mulheres sofreram tamanha violência depois que fizeram uma greve pela igualdade de salários entre homens e mulheres no ano de 1857.
Apesar dos inúmeros avanços, as mulheres ainda lutam pela igualdade de oportunidades. Nesse contexto, o Sindicato discutirá temas sobre a mulher trabalhadora dentro da programação do evento organizado pela entidade.
As atividades incluem uma análise de dados do Dieese, com utilização dos registros administrativos disponibilizados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) sobre o retrato da desigualdade de gênero nos bancos, uma exposição sobre o sistema de cotas como política de inclusão da mulher na política nacional, além da peça teatral 'Adivinha o Que Elas Querem', com as atrizes Fabianna Kami e Alana de Azevedo.
Programação
12 de março
Teatro dos Bancários (EQS 314/315)
19h – Abertura do evento
19h15 - Apresentações
Tema: Existe discriminação de mulheres na categoria bancária?
Análise de dados do Dieese, com Deise Recoaro - Secretaria de Mulheres da Contraf/CUT
Tema: Política de Inclusão da Mulher na Política Nacional
Erika Kokay, com a deputada federal e empregada da Caixa
20h - Peça teatral: 'Adivinha o Que Elas Querem'
21h - Encerramento
Thaís Rohrer
Do Seeb Brasília