(Brasília) - Aumento da jornada de trabalho, adoecimento, estresse e conflitos. Essas são algumas das consequências da falta de funcionários em agências do Banco do Brasil em Brasília.
Em pesquisa sobre as condições de trabalho, o Sindicato dos Bancários de Brasília verificou a necessidade da contratação de 500 funcionários no Distrito Federal, para que a situação de atendimento nas agências e funcionamento das outras unidades se normalize.
Diante da constatação de que a falta de trabalhadores vem sobrecarregando os funcionários, o Sindicato dos Bancários enviou ofício à Diretoria de Relações com Funcionários e Entidades Patrocinadas (Diref) e à Vice-Presidência de Gestão de Pessoas do BB. No documento, a entidade cobra a nomeação dos concursados, tanto para reduzir o tempo de espera dos clientes e usuários para atendimento quanto para combater a falta de condições de trabalho e o adoecimento.
"A contratação dos aprovados no concurso se tornou urgente diante da atual situação de sobrecarga que vários colegas estão sofrendo. O banco tem que cumprir com o compromisso de efetivar as contratações, uma vez que os prazos de vários concursos se encerram este ano", afirma o diretor do Sindicato Rafael Zanon.
Em trecho do ofício, o presidente do Sindicato, Eduardo Araújo, afirma que o banco só poderá declarar que preza pela qualidade de vida e por condições de trabalho dos seus funcionários quando "mudar minimamente esse cenário de sobrecarga e adoecimento dos empregados do Banco do Brasil".
Joanna Alves
Do Seeb Brasília