(Brasília) - Resultado da forte manifestação promovida pelo Sindicato e bancários em greve no Edifício Brasília, sede do BRB, que teve suas atividades paralisadas por completo, a direção do banco chamou o Sindicato para negociação no início da noite desta sexta-feira (4).
A proposta apresentada, porém, não contém avanços: o BRB se limitou a reafirmar o que foi oferecido na última negociação, dia 30 passado, e disse que seguirá a Fenaban em relação ao índice de reajuste.
Na rodada do último dia 30, o banco propôs 7% de aumento sobre todas as verbas; o pagamento de anuênio compreendendo o período de 2000 a 2009 aos funcionários admitidos a partir daquele ano; e a substituição eventual, por três meses, na função de analista júnior, dos possíveis remanescentes do cargo de auxiliar administrativo.
Cobrado pelo Sindicato, o banco justificou a falta de avanços na proposta ao fato de ter tido “pouco tempo” para fazer uma discussão mais aprofundada da pauta dos trabalhadores no âmbito da diretoria, propondo a continuidade das negociações. Diante disso a reunião foi suspensa e, por sugestão do Sindicato para que as discussões fossem retomadas o quanto antes, nova reunião ficou marcada para as 10h da próxima segunda-feira (7).
O Sindicato reiterou na mesa que o BRB apresente uma proposta que contemple as reivindicações dos bancários e ponha fim à paralisação, que chegou nesta sexta-feira ao seu 16º dia ainda mais forte.
Renato Alves
Do Seeb Brasília