Notícias

home » notícias

4 de Setembro de 2014 às 13:37

04/09/2014 - Plano de previdência complementar do Bradesco é enganação, alerta SEEB-RO


Porto Velho RO - No mês de julho o Bradesco apresentou aos bancários, de forma unilateral, sem diálogo com a categoria, o novo modelo de previdência que substituirá o atual modelo 4X4 pelo plano 5X4. O novo plano entra em vigor a partir de outubro de 2014.

Mas, apesar do novo plano parecer vantajoso, nada mais é do que uma estratégia para seduzir os bancários com alguns itens para, no final, deixar o trabalhador na desvantagem.

É o que alerta o Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Rondônia (SEEB-RO) que apresenta algumas informações sobre o novo plano de previdência complementar do Bradesco e passa as orientações para que o trabalhador possa decidir a melhor forma para evitar prejuízos no momento da aposentadoria.

 

Confira as principais diferenças:

 

RECOMENDAÇÕES

 

 “Apesar de tudo que é oferecido, o novo plano tem o objetivo de reduzir o valor da aposentadoria com a redução do juro na hora de aposentar. Hoje, o bancário tem a seu favor o valor fixo de 5% e, com o novo plano, é o banco que decidirá esta porcentagem a ser somada na aposentadoria, o que, previsivelmente, será menor que 5%”, explica o presidente do SEEB-RO, José Pinheiro.

Para o especialista em previdência complementar, José Ricardo Sasseron, que é vice-presidente da Associação Nacional dos Participantes dos Fundos de Pensão (Anapar), as mudanças impostas pelo banco representam retrocesso para os trabalhadores.

“Um por cento de redução nos juros significa 20% a menos no benefício. O banco percebeu que a tendência é que a rentabilidade não seja suficiente para cobrir esta taxa e que, portanto, futuramente, teria que fazer um aporte maior. Com as mudanças, ele se livra do risco e transfere os prejuízos para o trabalhador”, avalia Sasseron.

 

IMPORTANTE – O SEEB-RO recomenda ao bancário que permaneça no plano 4X4, pois, mesmo sem depósito, haverá as correções devidas. Se o trabalhador puder pagar tanto a sua parte quanto a do banco, melhor ainda. Outra opção é continuar porque este tempo somado será contado para a aposentadoria juntamente com o novo plano 5X4.  Outra opção é o resgate do valor contribuído do plano 4X4, mas haverá o pagamento do Imposto de Renda no valor da fonte de 27,5% e a perda do tempo na contagem para a aposentadoria, essa opção somente para o trabalhador que tem compromissos onde os juros são maiores do que 5%.

Fonte: SEEB-RO com informações do SEEB-MT


Notícias Relacionadas