Brasília - Os bancários e bancárias do Banco do Brasil foram pressionados a participar da Campanha MC Dia Feliz, que arrecada fundos para a ONG Abrace. Não haveria nenhum problema do banco apoiar a açᆪo, desde que não impusesse a participação dos trabalhadores para conseguir as doações por meio da vinculação ao Sinergia.
Na intranet do banco, o informe foi de que ação era voluntária, mas a pressão veio de tal forma que as doações são incluídas no programa de metas do BB, o Sinergia.
“O BB também divulgou as agências que já conseguiram repassar os tíquetes do MCDia Feliz. Essa postura é mais uma forma de impor a ‘venda’ dos tíquetes e pressionar o bancário. Não somos contra ações de caridade, mas elas devem ser realmente voluntárias”, destaca o diretor do Sindicato Jeferson Meira, que também é bancário do BB.
A Superintendência do BB (Super) informou que os tíquetes que não conseguissem ser repassados deveriam ser entregues na Super pessoalmente. Diante disso, muitos bancários chegaram a comprar o tíquete por se sentirem pressionados.
Fonte: Seeb Brasília - Thaís Rohrer