A Contraf-CUT convoca todos os sindicatos e federações do Brasil a participarem do Dia Nacional de Luta por Contratação Urgente, marcado para a próxima quinta-feira, dia 6 de agosto. A falta de empregados é uma realidade em todas as unidades do banco há muito tempo. Mas, em 2015, o problema foi agravado pela realização de mais um Plano de Apoio à Aposentadoria (PAA).
No último dia 30 de junho, o banco informou, por meio do Diário Oficial da União, que o quadro de pessoal conta atualmente com 97.975 providos. Ou seja, o número de empregados diminuiu consideravelmente nos últimos meses.
Por isso, a ideia é realizar uma grande mobilização nas mais de quatro mil agências do banco e nas redes sociais, a exemplo do que ocorreu na vitoriosa campanha pela manutenção da Caixa 100% pública.
"É importante a participação de todos os empregados da Caixa na luta por contratações, já que todos são afetados pela falta de pessoal. Todos ficam sobrecarregados. A Caixa é o que é, devido ao esforço e dedicação dos seus empregados, que acreditam, não só na empresa, mas também no papel do banco junto a sociedade brasileira. A Caixa é uma grande empresa que deve valorizar o seu corpo funcional e não sacrificá-lo", convoca Fabiana Uehara Proscholdt.
Nas unidades, a orientação da Contraf é para que federações, sindicatos e Apcefs, de acordo com cada perfil de atuação, organizem as ações. No dia 6 de agosto, a sugestão é para que os empregados, sozinhos ou em grupo, postem fotos nas redes sociais segurando um cartaz e usando a hashtag #MaisEmpregadosJá.
"É importante ressaltar que estamos convidando toda a sociedade, incluindo os concursados, para participar. Até porque, com mais empregados, o corpo funcional pode dar melhor atendimento e atenção a população", completou Fabiana.
Para as entidades e empregados imprimirem o cartaz e produzirem materiais como camisetas, faixas e adesivos, por exemplo, o material de arte do Dia Nacional de Luta por Contratação Urgente na Caixa está disponíveis para download aqui . O texto base de uma carta aberta à população e de um abaixo-assinado, assim como todas as orientações da CEE/Caixa-Contraf/CUT, também estarão no endereço eletrônico.
Fonte: Contraf-CUT