Notícias

home » notícias

4 de Março de 2015 às 08:57

04/03/2015 - Comissão da CLDF aprova indicação de Vasco Gonçalves para presidir o BRB



Brasília - Após sabatina de mais de duas horas, a Comissão de Economia, Orçamento e Finanças (CEOF) da Câmara Legislativa do Distrito Federal aprovou, por unanimidade, nesta terça-feira (3), a indicação do governador, Rodrigo Rollemberg (PSB), para que o funcionário do BRB Vasco Gonçalves assuma a presidência do banco.

Em sua intervenção, o novo gestor da instituição financeira falou sobre os desafios e prometeu um BRB público, ágil, forte, moderno e transparente, conforme orientação do governador do DF.

“Meu compromisso é com a defesa do BRB em todas as instâncias. E também dos funcionários”, afirmou Vasco Gonçalves, que ingressou no banco em 1993.

O diretor do Sindicato Daniel de Oliveira e o secretário de Bancos Públicos da Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Centro Norte (Fetec-CUT/CN), André Nepomuceno, estiverem presentes à sabatina. O presidente da Associação dos Funcionários Aposentados do BRB (AFA-BRB), Luiz de Oliveira, e o presidente da Associação Atlética Banco de Brasília (AABR), Marcos Alencar, também marcaram presença na reunião. 

“Acompanhamos toda a sabatina e achamos que foi positiva a postura de Vasco Gonçalves, primeiro funcionário de carreira a ser efetivado na presidência do BRB. Esperamos que, a partir deste momento, se abra um novo ciclo no banco, onde acompanharemos cuidadosamente esperando que traga o desenvolvimento para o BRB e o protagonismo e respeito ao conjunto dos funcionários do banco”, afirmou André Nepomuceno, que também é bancário do BRB. 

Tecnologia de ponta

Durante a sabatina, o novo presidente do BRB afirmou que sua gestão vai focar nas tecnologias. “Vamos implementar o multicanal para ficarmos próximos do mercado, uma vez que estamos distante do que é oferecido pelos outros bancos”, frisou. “Para ficar de igual para igual, é preciso avançar em tecnologia”, acrescentou Vasco, ao citar outros diferenciais do BRB, como o atendimento. “É essencial ajustar a parte da retaguarda e da tecnologia”.

Na ocasião, Vasco afirmou que vai melhorar o atendimento aos clientes. Segundo ele, o banco precisa de mudanças para tornar o crédito aos clientes mais adequado. Ele reconheceu que o BRB precisa ser mais agressivo na sua atuação no mercado.

BRB Conveniência

Vasco Gonçalves observou que é necessário aprimorar a governança de todo o conglomerado BRB, especialmente a rede BRB Conveniência. 


FCVS

Sobre a aquisição dos títulos do Fundo de Compensação de Variações Salariais (FCVS), o novo presidente do BRB afirmou que “todas as informações requeridas pela Polícia Federal, Banco Central, Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Secretaria de Transparência e Ministério Público foram respondidas pelo banco”. Vasco destacou que o BRB também ingressou com ação judicial contra o vendedor dos títulos. 

Clique aqui para entender a aquisição dos títulos FCVS.

Privatização

Ao responder os questionamentos dos integrantes da CEOF, Vasco Gonçalves descartou a possibilidade de privatização do BRB. “Privatização não está na agenda”, afirmou ele, garantindo que é um compromisso do governador Rodrigo Rollemberg a manutenção do BRB público. “A defesa será para um BRB forte e público”.

PCCS

No que diz respeito ao Plano de Carreira, Cargos e Salários (PCCS), o novo presidente do BRB admitiu a revisitação do plano. Ele também destacou que a instituição financeira não possui um plano de encerramento de carreira.

Escândalos

Na reunião da CEOF, o deputado distrital Rafael Prudente (PMDB) falou sobre a necessidade de os novos gestores do BRB evitarem novos casos de envolvimento do banco em escândalos financeiros, como aconteceu no passado.

Em resposta ao questionamento do parlamentar, Vasco Gonçalves afirmou que eles estarão atentos para evitar que o banco ‘seja notícia fora das páginas de economia’. 

Já o deputado distrital Wasny de Roure (PT) defendeu a necessidade de o BRB ampliar sua carteira de fomento.

Correntista do BRB, o deputado distrital Professor Israel Batista (PV) destacou a importância da escolha de Vasco Gonçalves como o primeiro funcionário concursado do BRB a assumir a presidência da instituição financeira. Ao citar alguns problemas enfrentados pelos clientes do banco, o parlamentar cobrou soluções.

Presidente da CEOF, o deputado distrital Agaciel Maia (PTC) apresentou relatório pela aprovação do nome de Vasco Gonçalves para a presidência do BRB. O voto foi seguido por todos os integrantes da comissão presentes à reunião ordinária: Rafael Prudente, Wasny de Roure, Professor Israel Batista e Júlio César (PRB).

A indicação de Gonçalves precisa ainda ser confirmada pelo plenário da Casa.

‘Repensando Estrategicamente o BRB’


Pouco antes da sabatina do novo presidente do BRB, Vasco Gonçalves, o secretário de Bancos Públicos da Fetec-CUT/CN, André Nepomuceno, o diretor do Sindicato Daniel de Oliveira e o presidente da AFABRB, Luiz de Oliveira, entregaram o documento ‘Repensando Estrategicamente o BRB’ ao presidente da CEOF, Agaciel Maia.

O documento é fruto do seminário ‘Repensando Estrategicamente o BRB’, realizado em 28 de agosto de 2014. O texto aponta caminhos indispensáveis para que o BRB possa dar o salto necessário visando sua perenidade com crescimento.

Na sequência, os dirigentes sindicais cobraram empenho da Câmara Legislativa do DF para monitorar os resultados e a gestão do BRB.

Logo após receber o documento, o parlamentar prometeu que a CEOF vai acompanhar a administração do BRB.

Clique aqui para baixar a versão final do relatório.

Rodrigo Couto
Do Seeb Brasília

Notícias Relacionadas