Por Silvia Marques Calicchio - SEEB/Mato Grosso
Cuiabá MT - O Sindicato dos Bancários de Mato Grosso (SEEB/MT), através de ofício, cobrou da Gerência de Pessoas (GEPES) do Banco do Brasil (BB) a orientação aos gerentes de agências para que cesse prática ilegal relativo aos 15 minutos de descanso para as mulheres, conforme determinação do Supremo Tribunal Federal (STF). O documento do Sindicato foi protocolado nesta segunda-feira (02/02), na Gerência do Geral do BB.
De acordo com denúncias recebidas pelo SEEB/MT os gestores do BB tᆰm praticado uma ação ilegal ao confirmar o ponto eletrônico das funcionárias, pois estão descontando 15 minutos da hora extra trabalhada.
De acordo com o secretário de assuntos jurídicos do SEEB/MT e funcionário do BB, Alex Rodrigues, “o banco precisa, urgentemente, regularizar a situação, pois ao invés da bancária ter o direito de descansar 15 minutos quando faz horas extras, estão tendo na verdade é o desconto das horas trabalhadas, sendo dessa forma, penalizadas duplamente”, explica.
“Uma decisão que seria benefício para as mulheres acaba sendo penalizadas, ao invés de garantir o direito dos 15 minutos de descanso, os 15 minutos são descontados das horas trabalhadas e não recebem pelas horas que trabalhou. Com o ofício, o banco não pode alegar desconhecimento”, acrescenta o diretor do Sindicato, ressaltando que caso os gestores insistam com a orientação estarão agindo de má fé.
Segundo o presidente do Sindicato, José Guerra, caso o banco não resolva a situação, o sindicato tomará todas as medidas cabíveis para garantir o direito das funcionárias do BB. “O sindicato sempre prima pelo diálogo. Esperamos que a situação seja imediatamente regularizada, evitando assim, maiores prejuízos às trabalhadoras bancárias”, afirma o presidente.
A direção do Sindicato já estuda encaminhar denúncias ao Ministério Público e a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Mato Grosso (SRTE/MT), bem com ação judicial para garantir os direitos das mulheres bancárias.
Denuncie
O Sindicato solicita às bancárias que se sentirem prejudicadas entrarem em contato com a direção do Sindicato pelo telefone 3623 5333 ou por email bancariomt@gmail.com .