Notícias

home » notícias

3 de Dezembro de 2013 às 18:28

03/12/2013 - Seeb/Pará responde às inverdades sobre ACT e PCS Banpará


Direito-de-Resposta(Belém-PA) - Diferentemente da nota engendrada por pessoas de má-fé e publicada na Coluna Repórter 70 do jornal O Liberal no último sábado (30/11/2013), é importante para o Sindicato dos Bancários do Pará repor à categoria bancária e à sociedade paraense a verdade com relação à demora na assinatura do acordo coletivo com o Banpará e o marco inicial para as promoções do Plano de Cargos e Salários – PCS.

Com relação à demora na assinatura, reafirmamos que isso se deu em razão de a redação do acordo não espelhar o que efetivamente fora negociado em mesa, o que, de fato, somente ocorreu na data da assinatura em 22/11/2013. Clique aqui e comprove!

Já no que se refere ao marco inicial do PCS, ressaltamos que a proposta da empresa foi o desatrelamento das duas promoções, o que significa ganhos futuros expressivos. No dia 14 de outubro de 2013, o BANPARÁ divulgou para o funcionalismo sua proposta nos seguintes termos:

Proposta do Banpará apresentada em 14/10/2013 e mantida na audiência do TRT em 18/10/2013:

2) PCS:
2.2) Desatrelamento da promoção por merecimento da por antiguidade, passando cada uma a ter contagem independente da outra, a contar de janeiro/2014, zerando a contagem anterior.
OBS: Na regra atual, tanto a promoção por merecimento quanto por antiguidade, a contagem do prazo é da última progressão funcional (que pode ser por merecimento ou por antiguidade), ou seja, na regra atual, o funcionário só pode progredir uma vez, ou por merecimento ou por antiguidade. Na nova regra, o funcionário poderá progredir tanto por merecimento como por antiguidade. Na antiguidade, o fator gerador será o tempo de efetivo serviço, com interstício de 3 anos, sem limitador de vagas, observado o Regulamento do PCS quanto aos critérios. No merecimento, o banco definirá os critérios, e a progressão observará o orçamento destinado à finalidade;

Dessa forma, a categoria, no dia 18 de outubro de 2013, em assembleia que lotou o auditório do sindicato, aceitou a proposta, pois entendeu que os ganhos superariam às supostas perdas com relação ao novo marco.

Simples e transparente, assim é a verdade.

O Sindicato lamenta a postura de pessoas que tentam desvirtuar a verdade para atingir seus objetivos vis, frutos de uma mente doente e desequilibrada, levando à imprensa informações falsas, que não condizem com a realidade dos fatos.

Como disse o Poeta Mário Quintana: “Quem não conhece a verdade não passa de um tolo; mas quem a conhece e a chama de mentira é um criminoso!”.

Sindicato dos Bancários do Pará

 


Notícias Relacionadas