(Brasília) - O deputado federal Chico Lopes (PCdoB-CE) requereu à Comissão de Trabalho, Administração e Serviços Públicos da Câmara dos Deputados audiência pública para buscar respostas dos bancos às reivindicações dos bancários, que estão em greve em todo o país desde o último dia 19. Diante da falta de respostas dos representantes dos bancos, o parlamentar solicita que a comissão promova a audiência reunindo diretores da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e representantes dos trabalhadores para promover o diálogo entre as duas partes em busca do atendimento às reivindicações dos trabalhadores para por fim à paralisação, que completa 15 dias nesta quinta-feira (3).
“Os bancários vêm lutando de forma muito corajosa e mobilizada nos 26 estados e no Distrito Federal. A greve paralisa grande parte das mais de 21 mil agências bancárias existentes no país. O movimento, que acontece em função de os representantes dos banqueiros se recusarem a dialogar anteriormente na mesa de negociação, agora demonstra mais uma vez a grande capacidade de mobilização dos trabalhadores e a necessidade de respostas às suas reivindicações”, afirma Chico Lopes, integrante da Comissão de Trabalho.
Chico Lopes ressalta que, de acordo com os sindicatos que integram o Comando Nacional dos Bancários, a categoria está indignada com a ausência de resposta por parte da Fenaban (braço sindical dos bancos) aos trabalhadores. "Em virtude de a greve trazer consequências diretas ao cotidiano de atividades em todo o país, estamos solicitando que a Comissão de Trabalho atue nessa intermediação para que haja uma resposta aos trabalhadores que estão de braços cruzados”, reforça o deputado.
Protocolado no dia 25 de setembro, o requerimento sugere que a audiência pública conte com a participação do presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Carlos Cordeiro, e dos representantes da Fenaban.
“Os bancários estão de parabéns pela mobilização, que vem sendo muito forte no Ceará e em todo o país. Esperamos contribuir para a abertura desse diálogo e para que tenhamos novas conquistas para os bancários e para a sociedade”, complementa Chico Lopes.
Fonte: Seeb/Brasília - Da Redação, com informações do site do deputado Chico Lopes