Notícias

home » notícias

3 de Julho de 2015 às 15:34

03/07/2015 - BRB: Fórum em Defesa das Estatais se reúne com GDF


Brasília - Embora o PL 467/2015, que autoriza a venda de ações das estatais do Distrito Federal, tenha sido retirado da pauta da Câmara Legislativa, o Fórum em Defesa das Estatais do DF avalia que ainda paira a ameaça de venda do BRB, da Caesb e da CEB. Desta forma, o Fórum está buscando diálogo com o GDF para externar sua posição contrária à medida, com dados técnicos que apontem a impropriedade desta possível venda.

 

Participam do Fórum em Defesa das Estatais do DF representantes do Sindicato dos Bancários de Brasília, do STIU (representante dos trabalhadores da CEB) e do Sindágua (representante dos trabalhadores da CAESB).

Na quarta (1º), os representantes do Fórum se reuniram com a subsecretária de Relações do Trabalho e do Terceiro Setor do GDF, Mari Trindade. A pasta é vinculada à Secretaria de Relações Institucionais e Sociais, coordenada por Marcos Dantas, que também é presidente do PSB local, mesmo partido do governador do DF, Rodrigo Rollemberg.

 

Pelo Sindicato dos Bancários, participou da reunião o diretor Antonio Eustáquio. Já a Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Centro Norte (Fetec-CUT/CN) foi representada pelo secretário de Bancos Públicos da entidade, André Nepomuceno. Os dirigentes sindicais também são bancários do BRB, e membros do Fórum em defesa das estatais do DF.

Na reunião, os representantes do Fórum expressaram as razões pelas quais são contrários a venda de ações do BRB, da Caesb e da CEB.

A subsecretária de Relações do Trabalho e do Terceiro Setor disse que a reunião com o Fórum foi bastante produtiva. Mari Trindade afirmou que teve acesso a informações importantes, e se comprometeu a estreitar o diálogo, inclusive com agendamento de uma nova reunião, desta vez com a presença de Marcos Dantas (secretário de Relações Institucionais e Sociais do GDF) e de representantes das secretárias da fazenda e planejamento (de preferência os próprios titulares) o mais breve possível.

 

“Nós estamos buscando a interlocução com o GDF para mostrar com a vendas de ações das estatais do DF pode ser um mau negócio para a sociedade e para o próprio governo. O governo tem muito mais a ganhar com o fortalecimento do BRB, pois, além de o banco prestar relevante serviço social ao GDF, ainda pode transferir importantes recursos a titulo de dividendos e juros sobre capital próprio”, afirmou o diretor do Sindicato Antonio Eustáquio. 

“A venda de ações pode até fazer caixa em curto prazo, mas não resolve a questão estrutural do governo; e ainda retira uma importante fonte futura de receita”, acrescentou Eustáquio.   

 

Fonte: SEEB/Brasília - Da Redação


Notícias Relacionadas