Cuiabá MT - Visando comemorar os seus 25 anos de existência, completados no último dia 19 de janeiro de 2015, a Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Centro Norte - Fetec-CUT/CN, realizou no dia 30 de janeiro, nas dependência do Sindicato dos Bancários de Brasília, uma solenidade festiva que contou com a preseça de todos os ex-presidentes, diretores e convidados.
Valfran dos Anjos, (Gestão 30/03/1991 a 13/11/1993 ), como primeiro dos ex- presidentes contou a história da fundação da Federação Centro Norte. Relembrando fatos políticos, conjunturais e de bastidores do movimento sindical bancário, que de certa forma se mistura com a da fundação da Central Única dos Trabalhadores. Diante disso segundo ele a federação já nasceu dentro da CUT, de forma orgânica.
Orency Francisco, (Gestão 14/11/1993 a 09/11/1996 e Gestão 09/11/1996 a 31/10/1999 ), relembrou a memória do Companheiro Vlaldimir Aparecido Batista, falecido em 21/11/1999, que contribuiu muito na consolidação da federaçᆪo e com o movimento bancário, na resistência aos ataques sofridos pelo trabalhadores provocados pelo Projeto Neoliberal, implementado pelo governo Fernando Henrique Cardoso - FHC, que incluía privatizações dos Bancos Estaduais, dentre eles o Bemat, onde o companheiro Vicente Monge trabalhou.
Leoni Philippsen, (Gestão 01/11/99 a 16/11/2002 e Gestão16/11/2002 a 12/11/2005 ), disse que vivenciou momentos muito difíceis. Segundo ela foram enfrentados todo tipo de dificuldades, politicas e financeiras. Essas dificuldades impossibilitava, até mesmo de participar de eventos. "Tinhamos que escolher se pagavamos a conta do FAX ou do telefone, porque não tinhamos recursos suficientes para pagar as duas de uma vez", relembrou. Registrou o orgulho de ter ajudado na criação da Contraf - CUT e agradeceu a ajuda recebida dos companheiros Ayr, Fran, Joil e Jair que eram os únicos liberados naquela época e que ajudaram nessa jornada.
Sonia Rocha, (Gestão 14/11/2005 a 19/04/2008 e 19/04/2008 a 16/04/2011 ), disse do orgulho de ter vindo da base para presidir a Fetec-CUT/CN. Agradeceu a todos que ajudaram na construção dessa importante entidade.
Eduardo Araujo, presidente do SEEB Brasília, disse com orgulho que a primeira função exercida por ele no movimento sindical foi como representante da Fetec-CUT/CN, junto a Comissão dos Empregados do Banco do Brasil. Parabenizou os ex-presidentes que ajudaram na construção da FETEC-CUT Centro Norte.
Rodrigo Brito, presidente da CUT Brasília e dirigente da Fetec-CUT/CN, destacou a importância do sonho dos fundadores da federação, porque o sonho deles se tornaram realidade.
O atual presidente Jose Avelino, (Gestão 17/04/2011a 06/04/2014 e Gestão 06/04/2014 em exercício ), recebeu uma homenagem pelo reconhecimento dos trabalhos prestados em prol dos trabalhadores do Distrito Federal, oferecida pela CUT DF à federação, entregue pela deputada Erika Kokay.
O presidente da Contraf - CUT Carlos Cordeiro disse que a marca dessa federação é a construção com muito diálogo e união. Disse que a deputada Federal Erika Kokay é a defensora dos excluídos e dos discriminados. Relembrou fatos da postura da ex-presidente Leoni Philippsen que repassava fielmente as contribuições destinadas a Contraf onde inclusive ocupou a função de tesoureira. Relembrou também fatos ocorridos na gestão da ex-presidente Sonia Rocha e desacou a sua vontade de construir um modelo de confederação. Destacou ainda a coragem e ousadia do presidente José Avelino e a sua disposição em visitar os sindicatos e de fortalecer vínculos.
Jacy Afonso dirigente da CUT Nacional e Secretário de Formação da Fetec-CUT/CN, disse que ao ouvir os depoimentos dos ex-presidentes passou um filme em sua memória. Relembrou momentos históricos que marcaram o movimento sindical cutista brasileiro. Disse que a CUT tem orgulho de ter essa federação combativa e de luta como filiada.
A deputada Federal Erika Kokay e ex-presidente do SEEB Brasília destacou a ousadia do presidente José Avelino frente a Federação Centro Norte. Disse que a luta da Fetec-CUT/CN é de classe, assim como a da CUT. Disse que a federação se construiu para romper com a estrutura e para integrar essa região apostando numa nova sociedade, que entende a importância da luta de classe, que faz com que nós nos organizemos para buscar eliminar as injustiças e na defesa dos direitos dos bancários. Uma sociedade livre e igualitária.
Ao final da solenidade os ex-presidentes receberam uma lembrança das mãos da Secretaria Geral da Fetec-CUT/CN, Marly Teresinha. Em seguida foi oferecido um coquetel aos convidados e homenageados presentes.
Fonte: Fetec-CUT/CN - Da redação