Brasília - Foi instalado nesta segunda-feira (2), em Curitiba (PR), às 16h, o Fórum Regional de Condições de Trabalho na Caixa, no âmbito da Gipes. A criação dessas comissões por região, formada por representantes dos trabalhadores e do banco, foi um desdobramento das discussões realizadas pelo Fórum Nacional, uma conquista da campanha salarial 2012. Sua instalação tem por objetivo debater e buscar medidas para prevenir e combater problemas relativos ao cumprimento da jornada de trabalho, assédio moral e cobranças por metas abusivas e estrutura das unidades.
Na campanha salarial de 2014, ficou acordado a implantação dos fóruns regionais, em caráter piloto, em cinco Gerências de Gestão de Pessoas: São Paulo, Brasília, Curitiba, Fortaleza e Campinas. A capital paranaense é a segunda das cinco cidades a realizar a instalação do piloto. A primeira foi São Paulo, na última quinta-feira(29).
No encontro, os trabalhadores debateram as dificuldades existentes nas unidades do banco. Foram elencados os locais de trabalho com problemas de estrutura e segurança. Foram tratadas questões como infiltração da rede de esgoto, falta de ar-condicionado, portas-giratórias quebradas e falta de pessoal.
Os representantes dos empregados reivindicaram um plano de emergência e mais transparência nas soluções para esses problemas. “Cobramos um plano emergencial para os casos em que, por algum motivo, não há condições mínimas para abrir as agências. Por exemplo, a gente vive atendendo chamado de unidades sem ar-condicionado. Sem refrigeração, não tem a mínima condição. Se não é o Sindicato ir lá fechar, a agência funciona daquele jeito, com trabalhadores e clientes passando mal, desmaiando”, cita o diretor do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, Francisco Pugliesi.
Participaram da instalação do fórum gestores da Gipes (pessoal), Gilog, Giseg, Giret, advogado da Caixa e representante do SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho), além de dirigentes dos sindicatos de São Paulo, ABC, Mogi das Cruzes, Taubaté, Guarulhos e Vale do Ribeira.