Notícias

home » notícias

2 de Dezembro de 2013 às 17:06

02/12/2013 - TRT marca decisão da ação sobre demissões e descomissionamentos no BB para 07/03


(Brasília) - No último dia 29 de novembro, o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) ouviu testemunhas da ação civil pública movida pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) contra o Banco do Brasil e seis dos seus diretores por descomissionar e demitir sem justa causa trabalhadores que têm na Justiça processos cobrando o pagamento de horas extras (7ª e 8ª). O Tribunal divulgará a sentença do processo no dia 7 de março de 2014.

As testemunhas do MPT foram ouvidas na audiência e as da parte do banco foram dispensadas pelo juiz na audiência. “A direção do banco deve alterar imediatamente a sua postura e deixar de perseguir funcionários que buscam seus direitos na Justiça. A resposta do Tribunal será uma questão de tempo, acarretando indenizações pelos danos morais cometidos”, destaca o presidente do Sindicato, Eduardo Araújo.

O secretário de Assuntos Jurídicos do Sindicato, Wescly Queiroz, complementa: “O Sindicato participa como assistente do MPT e esteve presente em todos os momentos da ação. Aguardamos o desfecho do processo bastante empenhados na luta da categoria bancária”.

O processo foi iniciado pelo procurador do Trabalho Adélio Justino Lucas a partir de denúncia do Sindicato dos Bancários de Brasília. Os réus (diretores do BB) foram ouvidos em audiência anterior, ocorrida no dia 8 de novembro.

“A demissão e o descomissionamento injustificados representam grande ato de violência contra os trabalhadores. A luta do Sindicato contra esse abuso busca reverter as injustiças cometidas do presente e do passado, bem como proteger o futuro dos bancários”, comenta o diretor e coordenador do Coletivo do BB do Sindicato, Rafael Zanon.

Thaís Rohrer
Do Seeb Brasília


Notícias Relacionadas