Notícias

home » notícias

1 de Setembro de 2014 às 23:00

02/09/2014 - SEEB-MT mobiliza bancários/as a participar do Plebiscito Popular


Cuiabá MT - Por uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político é que o Sindicato dos Bancários de Mato Grosso (SEEB-MT) faz parte das mobilizações do Plebiscito Popular que ocorre durante toda esta semana (de 01 a 07 de setembro) em todo país. O SEEB-MT está percorrendo as agências com urnas itinerantes para somar forças pela reforma política brasileira. Na sede do Sindicato também há uma urna para a votação.

São 400 organizações da sociedade, entre elas a Central Única dos trabalhadores (CUT), sindicatos e demais entidades da sociedade civil organizada estarão mobilizadas e espera-se colher até 10 milhões de votos ao longo de uma semana de campanha na qual também se buscará angariar assinaturas para o projeto de lei popular pela reforma política. A consulta não tem efeito legal, mas servirá como demonstrativo da necessidade de uma mudança efetiva no sistema político-partidário que dê conta da representatividade da sociedade.

Os resultados serão encaminhados ao Congresso e ao Supremo Tribunal Federal (STF), de quem se espera respostas aos anseios populares. A criação de uma constituinte exclusiva é entendida como o único caminho possível para a apresentação de respostas específicas que o atual Legislativo não será capaz de dar. Os representantes seriam eleitos sob novas regras, com a atribuição de debater única e somente as mudanças possíveis no sistema político-partidário.

No atual modelo político brasileiro, apenas uma parcela da população é representada no Congresso Nacional. Exemplo disso: de 513 deputados e 81 senadores da atual legislatura, 273 representam o empresariado (46%) e 160 (26%) são representantes do agronegócio – somados, empresários e ruralistas são 72% dos assentos congressuais.

Todavia, a sociedade brasileira não se resume a estes grupos citados, e ai faltam as representações dos negros, indígenas, das mulheres, dos LGBT, entre outros. Outro questionamento diz respeito ao financiamento público de campanha onde cada candidato deverá ser eleito, não pelo poder aquisitivo, mas sim pelos méritos de representação.
 

Votação
As votações também podem ser realizadas em Cuiabá, na Praça Alencastro (Centro) onde há uma urna, além do Sindicato dos Bancários de Mato Grosso e demais entidades sociais que fazem parte do Plebiscito. O presidente do Sindicato dos Bancários de Mato Grosso (SEEB-MT) convoca toda categoria a participar. “Participem e contribuam na mudança do sistema político do país tendo como foco a democracia e a soberana popular. Vamos unir forças pela reforma política”.

Nesta segunda-feira (1º) houve a abertura da Semana da Pátria com um Chá com bolo na Praça Alencastro. O evento foi organizado pelo Comitê Estadual Operativo do Plebiscito que conta com a participação da Central Única dos Trabalhadores, sindicatos e movimentos sociais e religioso.

Fonte: SEEB-MT com Rede Brasil Atual

Notícias Relacionadas