Dourados MS - Na última sexta-feira, 29 de agosto aconteceu a segunda rodada de negociação entre os dirigentes do Sindicato dos Bancários e o representante do Sicredi para mais uma rodada de negociação da Campanha Salarial dos funcionários da cooperativa.
A reunião aconteceu na sede do Sindicato em Dourados. Em discussão a pauta de reivindicações dos trabalhadores, entre elas, o índice de reposição salarial. A negociação anterior havia acontecido no dia 15 de julho.
Durante a negociação, o representante do Sicredi apresentou uma proposta global para a pauta de reivindicações que traz algumas melhorias.
Embora a minuta traga algumas reivindicações como licença-maternidade de 180 dias e vale-cultura, esses temas deverão ficar para as negociações do próximo acordo uma vez que a direção do Sicredi alega estarem fazendo um estudo para uma implantação posterior, na mesa os negociadores do Sindicato foram enfáticos em dizer que esses benefícios não oneram e nem trazem custos uma vez que há compensação tributária.
Pela proposta inicial a direção da cooperativa havia apresentado índice de 7%, a direção a Comissão de negociação deixou claro que a proposta é insuficiente, nesta nova rodada de negociaᄃão foi apresentado uma proposta onde o índice ainda não foi fechado, porém nas outras cláusulas houve avanços, 10% sobre o anuênio, 16% nos auxílios refeição/alimentação e, 13% no auxilio Creche/babá, Gratificação de Caixa 12,82%, além da manutenção de todos os benefícios já conquistados e, ainda melhoria no Plano de Previdência Complementar passando de 1% da participação do Sicredi para 3%.
O Sindicato está analisando a proposta e convocará assembleia para quarta-feira dia 3 de setembro para discutir com os trabalhadores dos Sicredis a proposta apresentada pelos representantes patronais em mesa de negociação.
Para o presidente do Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Dourados e Região, Janes Estigarribia, o índice não é suficiente, os lucros e o crescimento do Sicredi mostra que eles tem condições de melhorar, por isso faremos a discussão e apresentaremos uma avaliação mais detalhada na assembleia uma vez que estamos fazendo um estudo junto ao Dieese-MS sobre essa nova proposta.
Participaram das negociações, pelo Sicredi, Fábio Henrique de Oliveira. Pelo Sindicato, o presidente Janes Estigarribia e os diretores Walter Ogima, Carlos Longo, Edson Rigoni, além da Supervisora Técnica do Dieese/ER-MS, Andreia Ferreira.
Fonte: Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Dourados e Região.